A nova medida do governo que deverá aumentar o preço do diesel
Alta do percentual do biodiesel no combustível, no entanto, deve baratear produto a longo prazo e vai favorecer transição energética, afirma governo
O governo Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira, 17, o aumento do percentual obrigatório — de 10% para 12% — da mistura do biodiesel ao diesel a partir do próximo mês.
Divulgada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a medida deverá impactar em alta de dois centavos no preço do combustível nos postos de gasolina. A decisão foi tomada após a primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com Lula e demais ministros. Segundo Silveira, o percentual será escalonado anualmente até chegar ao patamar de 15% em 2026.
Como tentativa de frear a escalada nos preços dos combustíveis e de controlar a inflação, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro havia fixado o percentual obrigatório do biocombustível no diesel em 10% em 2021.
Após a reunião desta sexta-feira, 17, o ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa afirmou que o aumento da alíquota deverá, a longo prazo, viabilizar um cenário de oferta de energia mais barata no país, além de viabilizar a transição energética e de produção de energia limpa ao mesmo tempo em que acena para o fortalecimento das cadeias produtivas, inclusive da agricultura familiar.
“Isso vai tornando o Brasil autossuficiente em diesel, ao mesmo tempo que estimula a produção agrícola. Hoje, ainda predominante nas grandes plantações de soja, mas o governo cresce o incentivo para a agricultura familiar produzir de diversas formas o biocombustível”, disse.
A decisão também foi comemorada pelo setor, que pleiteava o destrave do percentual obrigatório do biodiesel no combustível. A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) afirmou que a medida recoloca o país não apenas como referência no modelo de transição energética, mas garante um cenário de “previsibilidade e segurança jurídica”.
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
As reações nos bastidores do STF ao projeto que reduz pena de Bolsonaro
Governo confirma novo valor do salário mínimo para 2026
Vasco x Fluminense na Copa do Brasil: onde assistir, horário e escalações
A confusão em festa de confraternização da equipe de Virgínia Fonseca







