Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Relação entre consumidores e empresas mudou com pandemia – veja como

Pesquisa do Instituto Reclame Aqui mostra consumidor mais exigente

Por Manoel Schlindwein Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 mar 2021, 07h32

O consumidor está mais atento para a reputação das empresas e comparando mais os preços, revela a pesquisa Dia do Consumidor 2021, do Instituto Reclame Aqui. “O público está procurando experiências completas de compra, da venda ao pós-venda, e acredita que as empresas melhoraram, mas ainda precisam evoluir”, pontua o CEO Maurício Vargas.

Para 41,4%, passado um ano de pandemia, as empresas melhoraram, mas ainda precisam evoluir no relacionamento com o consumidor. Segundo 17,6%, as empresas continuam sem se preocupar com o atendimento e 11,2% acham que elas pioraram. Já 29,8% afirmam que as empresas melhoraram o atendimento e a experiência do consumidor.

O consumidor afirma que desde o início da pandemia pesquisa mais a reputação das marcas antes de comprar (29,2%), compara mais preços entre as lojas (24,8%) e ficou mais rigoroso com a qualidade do atendimento (18,2%). A principal expectativa para este ano? Que as empresas pensem em boas experiências de compra, da venda ao pós-venda (40,3%).

Ao serem questionados sobre o e-commerce durante a pandemia, 43,3% dos respondentes disseram que continuam comprando somente online, enquanto 35,8% estão alternando entre lojas físicas e online. Outros 19% não compram online e somente 2% voltaram a comprar exclusivamente em lojas físicas.

A campeã das compras online foi a categoria moda, calçados e acessórios (16,1%), seguido de alimentos e bebidas (15,8%) e de informática (14,3%). A pesquisa foi aplicada no site do Reclame Aqui entre 8 e 10 de março e teve a participação de 11 mil consumidores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.