Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Relação entre consumidores e empresas mudou com pandemia – veja como

Pesquisa do Instituto Reclame Aqui mostra consumidor mais exigente

Por Manoel Schlindwein Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 mar 2021, 07h32 •
  • O consumidor está mais atento para a reputação das empresas e comparando mais os preços, revela a pesquisa Dia do Consumidor 2021, do Instituto Reclame Aqui. “O público está procurando experiências completas de compra, da venda ao pós-venda, e acredita que as empresas melhoraram, mas ainda precisam evoluir”, pontua o CEO Maurício Vargas.

    Para 41,4%, passado um ano de pandemia, as empresas melhoraram, mas ainda precisam evoluir no relacionamento com o consumidor. Segundo 17,6%, as empresas continuam sem se preocupar com o atendimento e 11,2% acham que elas pioraram. Já 29,8% afirmam que as empresas melhoraram o atendimento e a experiência do consumidor.

    O consumidor afirma que desde o início da pandemia pesquisa mais a reputação das marcas antes de comprar (29,2%), compara mais preços entre as lojas (24,8%) e ficou mais rigoroso com a qualidade do atendimento (18,2%). A principal expectativa para este ano? Que as empresas pensem em boas experiências de compra, da venda ao pós-venda (40,3%).

    Ao serem questionados sobre o e-commerce durante a pandemia, 43,3% dos respondentes disseram que continuam comprando somente online, enquanto 35,8% estão alternando entre lojas físicas e online. Outros 19% não compram online e somente 2% voltaram a comprar exclusivamente em lojas físicas.

    A campeã das compras online foi a categoria moda, calçados e acessórios (16,1%), seguido de alimentos e bebidas (15,8%) e de informática (14,3%). A pesquisa foi aplicada no site do Reclame Aqui entre 8 e 10 de março e teve a participação de 11 mil consumidores.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    OFERTA RELÂMPAGO

    Digital Completo

    O mercado não espera — e você também não pode!
    Com a Veja Negócios Digital , você tem acesso imediato às tendências, análises, estratégias e bastidores que movem a economia e os grandes negócios.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    OFERTA RELÂMPAGO

    Revista em Casa + Digital Completo

    Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.