Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Pedro Carvalho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O desafio da publicidade digital contra ralo bilionário

Malware e bots geram cliques falsos e transformam investimento de anunciantes em desperdício

Por Pedro Carvalho - 14 ago 2019, 19h00

A indústria de cliques fraudulentos em publicidade digital deve causar um prejuízo de 42 bilhões de dólares em 2019, de acordo com a consultoria Juniper Research.

O número é 21% maior do que os 35 bilhões registrados no ano passado.

Por meio de uma série de técnicas que envolvem desde bots até fazendas de cliques em países pobres, os criminosos faturam em cima de empresas que veem seu orçamento de marketing ser desperdiçado.

“O Brasil é um dos principais mercados mundiais na publicidade digital, então é natural que seja um alvo valioso para esse tipo de golpe”, diz Michel Primo da Clickcease, especialista na defesa contra ações desse tipo.

Publicidade

Não há dados sobre o prejuízo com problemas do tipo no Brasil, mas a estimativa é de que as perdas correspondam a 20% do orçamento total dos anunciantes.

Publicidade