Maersk vende Mercosul Line para empresa francesa
Operação vai concentrar o mercado na mão de duas companhias estrangeiras

O mercado de cabotagem vai passar por mudanças. Responsável por 50% do transporte em contêineres do país, a Maersk vendeu ontem a Mercosul Line para a francesa CMA CGM.
Com isso, a CMA CGM abocanha 25% do mercado brasileiro.
Os franceses, entanto, já têm 70% de outra companhia, a Log In.
A transação, que foi exigida pelo Cade, deixou o transporte de cargas do país monopolizado por duas empresas estrangeiras: a Maersk, que ainda tem 50% do mercado, e a CMA.
A falta de concorrência faz com que o preço do frete brasileiro seja um dos mais altos do mundo. É comum margens de lucro maiores que 30%.
Atualização: Através de seu departamento de imprensa, a CMA CGM esclarece que não tem participação na Log In, que o mercado já era dividido por companhias estrangeiras e que suas margens não são tão generosas.
Segundo a Aliança Navegação e Logística, “o valor médio por contêiner na cabotagem está abaixo de U$700, ao passo que um embarque do mesmo tipo de contêiner, de Xangai para Santos, está em torno de U$3450”.