Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Indústria de defesa bate marca de 1 bilhão de dólares em exportações

Setor emprega milhões de trabalhadores e pode auxiliar na recuperação da economia com a ampliação das linhas de produção

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 mar 2021, 21h08 - Publicado em 7 mar 2021, 14h25

Nem sempre lembrada com o devido reconhecimento, a indústria de defesa, responsável por milhares de empregos diretos e indiretos no país, conseguiu atravessar 2020 com resultados importantes para a economia.

Dados preliminares do ministério de Fernando Azevedo mostram que o setor bateu a marca de 1 bilhão de dólares em exportações no ano passado.

O ministro toca com sua equipe, neste momento, uma série de projetos importantes tanto para a melhoria da capacidade de defesa do país quanto para a geração de empregos e renda, já que a produção de aviões, submarinos, navios e veículos militares empregam milhões de brasileiros diretamente e ainda geram vagas indiretas na cadeia de peças.

No ano passado, quando o país esteve próximo de um apagão industrial na produção de respiradores e de insumos para combater a pandemia, como álcool gel, por exemplo, foi a atuação direta da Secretaria de Produtos de Defesa da pasta de Fernando Azevedo que mobilizou mais de 1.000 empresários para suprir a demanda nacional.

Continua após a publicidade

Esse trabalho deixou como legado uma plataforma permanentemente mobilizada de empresas do setor de defesa e de outras áreas que podem ser acionadas a qualquer momento para socorrer o país nas emergências.

Nessa crise econômica, tanto o ministro Azevedo quanto seus auxiliares lutam para mostrar aos parlamentares que analisam o orçamento no Congresso que os projetos de defesa podem ampliar a contratação de mão de obra e estimular economias que foram impactadas recentemente por medidas como o fechamento das fábricas, por exemplo.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.