Eneva começa exploração de gás natural na bacia do Amazonas
Estado possui 50% de todas as reservas brasileiras de exploração de gás em terra
Governador do Amazonas, Wilson Lima fechou nesta semana o projeto com a Companhia Eneva para começar a perfuração e exploração do gás natural no chamado campo Azulão, a primeira produção de gás na bacia do Amazonas, em uma área de 620.000 km² onde ainda não se produziu petróleo ou gás.
O Amazonas possui 50% de todas as reservas brasileiras de exploração de gás em terra. “Esse é um investimento da ordem de 1,8 bilhão de reais e 2.000 postos de trabalho. Cerca de 700 milhões de reais serão investidos no estado de Roraima, onde a empresa vai fornecer energia elétrica, com a usina, e 1,1 bilhão será investido aqui no estado do Amazonas”, diz Wilson Lima.
A ideia é explorar o gás no Amazonas, liquefazer o material e transportá-lo até Roraima para alimentar uma usina que será construída para fornecer energia elétrica ao estado, abrindo espaço para a substituição de diesel, com baixo custo e menor poluição.
O Amazonas será o primeiro estado a liquefazer gás natural em terra do Brasil. O que ocorre no campo de Azulão poderá ser replicado para o abastecimento de outras localidades no interior do estado, abrindo espaço para a substituição de diesel por gás natural, com baixo custo e menor poluição.