Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Radar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Robson Bonin
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Como um call center atende 1 milhão de chamadas por mês só com robôs

Assistente virtual usado pela TIM eleva satisfação do cliente.

Por Manoel Schlindwein Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jul 2020, 12h00 - Publicado em 2 jul 2020, 18h32

O autoatendimento em centrais telefônicas já é realidade entre os consumidores há bastante tempo. Mas daí a oferecer um serviço que cumpra com o prometido, sem levar os clientes a ligar novamente ou mesmo recorrer a lojas físicas para resolver suas questões, é bem diferente.

Desde abril deste ano, os clientes da TIM passaram a contar com um assistente virtual que usa inteligência artificial do IBM Watson, o que lhes permitiu ouvir respostas com voz em linguagem natural e em tempo real a dúvidas como os benefícios de cada plano, pagamento de contas, desbloqueio de linhas e contestação de informações.

De lá para cá, mais de três milhões de autoatendimentos já foram realizados, ou seja, um milhão por mês. Durante o período, a retenção de chamadas – quando o atendimento aos clientes é efetuado com sucesso na plataforma, sem envolvimento de um atendente humano – cresceu 75%.

A prova de que o assistente deu resultado é o indicador de retenção definitiva, que aumentou 85% no período. Ele mostra que o número de rechamadas para a empresa diminuiu significativamente, ou seja, o cliente saiu satisfeito já na primeira ligação.

“A preferência por modelos de autoatendimento é crescente no mundo atual e procuramos implementar em diversos canais, para que os usuários tenham sempre a melhor experiência”, explica Saverio Demaria, diretor de Customer Relations da TIM.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.