Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Como um call center atende 1 milhão de chamadas por mês só com robôs

Assistente virtual usado pela TIM eleva satisfação do cliente.

Por Manoel Schlindwein Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jul 2020, 12h00 - Publicado em 2 jul 2020, 18h32

O autoatendimento em centrais telefônicas já é realidade entre os consumidores há bastante tempo. Mas daí a oferecer um serviço que cumpra com o prometido, sem levar os clientes a ligar novamente ou mesmo recorrer a lojas físicas para resolver suas questões, é bem diferente.

Desde abril deste ano, os clientes da TIM passaram a contar com um assistente virtual que usa inteligência artificial do IBM Watson, o que lhes permitiu ouvir respostas com voz em linguagem natural e em tempo real a dúvidas como os benefícios de cada plano, pagamento de contas, desbloqueio de linhas e contestação de informações.

De lá para cá, mais de três milhões de autoatendimentos já foram realizados, ou seja, um milhão por mês. Durante o período, a retenção de chamadas – quando o atendimento aos clientes é efetuado com sucesso na plataforma, sem envolvimento de um atendente humano – cresceu 75%.

A prova de que o assistente deu resultado é o indicador de retenção definitiva, que aumentou 85% no período. Ele mostra que o número de rechamadas para a empresa diminuiu significativamente, ou seja, o cliente saiu satisfeito já na primeira ligação.

“A preferência por modelos de autoatendimento é crescente no mundo atual e procuramos implementar em diversos canais, para que os usuários tenham sempre a melhor experiência”, explica Saverio Demaria, diretor de Customer Relations da TIM.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

O mercado não espera — e você também não pode!
Com a Veja Negócios Digital , você tem acesso imediato às tendências, análises, estratégias e bastidores que movem a economia e os grandes negócios.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.