Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Câmara debate superendividamento que já atinge 60% das famílias

Projeto em discussão no Congresso cria regras para concessão de crédito e mecanismos de prevenção ao endividamento

A Câmara discute nesta terça, em audiência pública, a proposta que trata do descontrole das dívidas dos consumidores, os chamados superendividados. E a briga deve ser boa entre operadoras de cartão de crédito, bancos e institutos de defesa do consumidor.

A proposta em debate é de origem do Senado e cria regras para concessão de crédito, por meio de mecanismos de prevenção ao endividamento excessivo. O texto foi elaborado por uma comissão especial de juristas, responsável pela modernização do Código de Defesa do Consumidor.

A presidente do Instituto de Defesa Coletiva (IDC), Lillian Salgado, que vai participar do debate na Câmara, alerta para o tamanho do problema social que o Parlamento e o Executivo Federal devem enfrentar.

“São mais de 60% de famílias endividadas e quase 30% (60 milhões) de brasileiros em situação de inadimplência. Não é pouca coisa para que o Congresso possa deixar de lado o assunto. É preciso que a legislação coloque freios no oferecimento de crédito de maneira irresponsável por bancos e empresas que têm lucros aviltantes com o descontrole financeiro de famílias, principalmente com consumidores idosos através dos já conhecidos empréstimos consignados”, diz Lillian.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. José Oliveira Martins

    Quem não tem competência não se estabelece. Não sabe gerir o que ganha e gastar o que pode que se lasque para aprender. A pessoa só tem “dois´pés” e para ficar na moda compra mais de cinco pares de calçado no crédito. Mais adiante compra mais camisas e calças estando com várias peças já em uso. Tudo em nome da moda. Estão lasquem-se. Aqui onde resido conheço dezenas que sequer tem uma casa para morar e compram carros novos. Não pagam as prestações, atrasam a conta de água e luz, ficam sem gás de cozinha e vem reclamar? Que se danem.

    Curtir