Ação vai vender gasolina a R$ 4,40 para trabalhadores de aplicativos
Campanha dos sindicatos de petroleiros critica a política de preços da Petrobras
Motoristas e entregadores de aplicativos poderão comprar gasolina por 4,40 reais o litro nesta quinta-feira nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas.
A ação “Dia Nacional da Gasolina sem PPI” pretende chamar a atenção da população para o Preço de Paridade de Importação, política estabelecida para definir os valores dos combustíveis.
“Hoje, produzimos cerca de 80% de todo o combustível consumido no Brasil e importamos 20%. Mas, em função do PPI, que é alinhado aos preços do mercado internacional, 100% do combustível é tratado como se fosse importado”, afirma Adaedson Costa, secretário geral da Federação Nacional dos Petroleiros.
Para o dirigente, a gasolina poderia ser vendida no país a 4,40 reais sem o PPI. A estimativa é baseada em levantamento do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais e leva em consideração a análise dos custos reais de produção nacional, mantendo o lucro das distribuidoras, revendedoras e da Petrobras.
A campanha é coordenada pela FNP e pelo Observatório Social da Petrobras.
No total, dizem os organizadores, serão comercializados 12 000 litros de combustível. Os motoristas vão adquirir cupons, com a quantidade de combustível determinada, que serão trocados por gasolina nos postos parceiros, indicados por cada sindicato. Mais informações podem ser consultadas no site do OSP.
O valor chega a ser 35% mais barato do que os preços de mercado, dizem os petroleiros. Na semana de 14 a 20 de novembro, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, o litro da gasolina era comercializado, em média, a 6,75 reais em postos de abastecimento do país.
O motivo da separação de Ivete Sangalo e Daniel Cady
Tropas russas na Venezuela: um complicador para os EUA – e o Brasil
‘Me arrependo de gritar mito’, diz deputado pastor que abandonou bolsonarismo
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
Regina Duarte derruba audiência da Globo com reprise de ‘Rainha da Sucata’







