Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Petrobras diz que tem “ambição” de ser carbono zero. É suficiente?

Petroleiras fazem anúncio global de compromisso para reduzir emissões

Por Josette Goulart 20 set 2021, 10h59

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira, 20, que tem ambição de ser carbono zero nos prazos estabelecidos no Acordo de Paris. A empresa só não deixou exatamente claro como fará isso, dizendo apenas que quer acelerar a descarbonização na produção e exploração de petróleo. O anúncio foi feito em conjunto pelas 12 maiores petroleiras que fazem parte do Oil and Gas Climate Initiative (OGCI – Iniciativa Climática para Óleo e Gás, na sigla em inglês). Mas aparentemente todas ignoraram o alerta feito pelos técnicos da Agência Internacional de Energia que chegaram à conclusão que, para cumprir o Acordo de Paris ,o mundo precisaria simplesmente parar de fazer novos investimentos em produção e exploração de petróleo neste exato momento.

Em seu anúncio, a Petrobras apenas lembrou que no seu plano estratégico prevê investimentos de 1 bilhão de dólares para desenvolver combustíveis mais sustentáveis, como diesel renovável e bioquerosene de aviação e também financiar pesquisas em energias renováveis e soluções de baixo carbono. 

Publicidade