ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

O que o programa de trainee do Magazine Luiza pode ensinar ao mercado

Projeto voltado a aumentar a diversidade racial nos cargos de liderança da varejista mostra o caminho para ações afirmativas

Por Felipe Mendes 2 jul 2021, 10h58

Depois de causar um furor no mercado financeiro e nas mídias sociais, com o anúncio de um programa de trainee exclusivo para negros, o Magazine Luiza prepara esses jovens (foram 19 selecionados entre 22,5 mil inscritos) para serem alocados em suas respectivas funções dentro da empresa. Patricia Pugas, diretora-executiva de gestão de pessoas no Magalu, comemora os avanços, mas admite que a pandemia de Covid-19 acabou afetando o processo, já que parte fundamental de uma varejista é o conhecimento do dia a dia das lojas.

“O programa trainee teve o foco específico de aumentar a diversidade racial na nossa liderança. E achamos que esse era o melhor caminho para se fazer isso, de fato.  O programa está indo de vento em popa. Nós temos 19 trainees excelentes, uma turma deliciosa de se trabalhar. A pandemia atrapalhou um pouco, mas está tudo correndo bem”, diz ela. “Eles estão terminando o programa de formação para serem alocados nas áreas para que passem a desempenhar suas atividades.”

No programa, os jovens têm uma trilha de desenvolvimento desenhada, que inclui estágio em lojas, realização de projetos estratégicos, mentoria, treinamentos técnicos e comportamentais e aulas de inglês. Para Patrícia, promover um ambiente acolhedor é fundamental para o sucesso de iniciativas do tipo. “As ações são desenhadas de acordo com os nossos propósitos e valores para democratizar o acesso, levando ao acesso de muitos o que é privilégio de poucos. E isso passa por inclusão e ações afirmativas”, diz ela. “Ser genuíno e verdadeiro ajuda muito nesse processo. A diversidade é algo que está na nossa raiz. E, olhando de forma geral para o mercado, hoje a pauta ESG está cada vez mais forte. O cliente quer comprar de quem tem essa visão, e o talento quer fazer parte de uma empresa que tenha essa visão. Quem não se adequar a essa nova realidade por essência, vai ter de fazer isso por estratégia, porque, de fato, é um caminho sem volta.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.