Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Minério e petróleo devem ditar rumos da bolsa

VEJA Mercado: commoditites abrem a semana alta, mas a expectativa de inflação também

Por Josette Goulart 27 set 2021, 08h49

VEJA Mercado | Abertura | 27 de setembro.

A semana começa com as commodities subindo, o que costuma significar boa notícia para a bolsa brasileira, especialmente para as ações como Petrobras, Vale e siderúrgicas em geral, que ajudam a puxar o Ibovespa como um todo. O petróleo sobe mais de 1% e o minério de ferro mais de 3%. Mas commodities seguindo em alta, também significa mais pressão sobre a inflação. Não a toa o mercado está revisando para cima pela vigésima quinta semana consecutiva a previsão do IPCA para este ano. Na semana passada, estava em 8,35% e agora vai a 8,45%. Na semana passada, a prévia do IPCA do IBGE mostrou forte alta para o mês de setembro. Mas pela primeira semana, a Selic se manteve na mesma previsão da semana anterior em 8,25%.

Já a Evergrande, que assombrou as bolsas mundiais na semana passada, deu uma desaparecida do noticiário, mas os investidores seguem de olho na possibilidade de colapso no setor imobiliário chinês. 

Publicidade