ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Estrangeiros já ingressaram com quase R$ 8 bi na bolsa em dezembro

Saldo no ano, que já esteve negativo em quase 90 bi de reais, foi cortado pela metade com a volta do interesse dos estrangeiros

Por Machado da Costa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 13h47 - Publicado em 15 dez 2020, 10h33

O fluxo de recursos estrangeiros continua a irrigar a bolsa de valores de São Paulo. Nas duas primeiras semanas de dezembro, segundo a B3, já ingressaram 7,89 bilhões de reais por meio de investidores estrangeiros. Na sexta-feira, 11, foram 366 milhões de reais.

O interesse internacional por papéis brasileiros se dá por alguns motivos: 1) mercados emergentes com maior potencial de retorno; 2) diversificação; 3) ativos altamente desvalorizados; 4) rotação de investimentos — quando os primeiros investimentos alcançam as metas e é preciso encontrar novos ativos.

Dessa forma, o Brasil vai reduzindo o volume de recursos estrangeiros que deixaram a bolsa este ano. Em outubro, o saldo chegou a ficar negativo em 89,1 bilhões de reais. Com o fluxo favorável intenso em novembro e a continuidade desse movimento, embora em níveis mais baixos, em dezembro, esse déficit já caiu para 44,2 bilhões de reais.

Além de ajudar a bolsa a continuar a subir e recuperar as perdas do ano de pandemia, essa entrada de recursos também permite amaciar a taxa de câmbio. Desde que se inverteu o fluxo — de saída para entrada —, em 7 de outubro, o dólar baixou de 5,62 reais para 5,04 reais (cotação de sexta, 11).

+ Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.