Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Elon Musk está fazendo lobby por um bitcoin sustentável

Bilionário disse que conversou com mineradores da criptomoeda, que se comprometeram a publicar qual é o uso da energia renovável

Por Josette Goulart 24 Maio 2021, 18h38

O bilionário Elon Musk está tentando resolver o problema de sustentabilidade do bitcoin, a criptomoeda que usa uma grande quantidade de energia elétrica proveniente de carvão para ser minerada em computadores pelo mundo. Musk disse nesta segunda-feira, 24, em sua conta oficial no Twitter, que conversou com mineradores norte-americanos e que eles se comprometeram a publicar qual é o uso de energia renovável atual e o planejado para minerar os ativos digitais. Em resposta ao tuíte, Michael Saylor, o CEO da Microstrategy, a primeira empresa a aplicar bilhões de dólares de seu caixa em bitcoins, disse que foi ele quem organizou a reunião entre Musk e mineradores e que juntos formaram o Bitcoin Mining Council, que tem por missão promover a sustentabilidade.

Em janeiro, a Tesla anunciou a compra de 1,5 bilhão de dólares em bitcoins e foi altamente criticada em função do uso de energia suja para minerar a moeda, já que a Tesla vende a imagem de empresa sustentável. Há cerca de duas semanas, Musk anunciou que a Tesla manteria os bitcoins em carteira, mas não aceitaria mais a moeda para a compra de seus carros até que os bitcoins passassem a ser minerados com energia renovável. O bitcoin despencou desde então chegando perto dos 30 mil dólares, metade do que valia em abril. 

Continua após a publicidade
Publicidade