Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Me Engana que Eu Posto Por Coluna A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

Campanha que promete duas passagens aéreas grátis é golpe

Empresa de segurança de dados recomenda que as pessoas sejam responsáveis na hora de compartilhar conteúdos em redes sociais

Por Da redação Atualizado em 6 dez 2017, 20h40 - Publicado em 7 jul 2017, 18h17

Circula nas redes sociais campanhas de companhias aéreas que prometem dar dois bilhetes aéreos gratuitos por pessoa. Desta vez, a falsa promoção envolve a Delta Airlines.

Mas a Kaspersky, empresa de segurança de dados, diz que o mesmo modelo de golpe já foi aplicado envolvendo o nome de outras companhias aéreas. Em comum, a falsa promoção promete a mesma quantidade de passagens (dois) e o motivo da bondade: o aniversário da empresa aérea.

Segundo a Kaspersky, essas páginas costumam levar a vítima do golpe para um site fraudulento, que induz o usuário a clicar em links maliciosos ou baixar arquivos que podem estar infectados com vírus, que vão se instalar no computador ou celular.

Alguns desses links possuem extensões que permitem acesso a todos os dados do navegador, como senhas, logins e informações sobre cartão de crédito.

Por fim, a Kaspersky lista alguns cuidados que os usuários devem ter. O mais importante deles é suspeitar de campanhas como essa. Nessas horas, vale lembrar de que ‘quando a esmola é alta demais, o santo desconfia’.

Continua após a publicidade

Outra recomendação é entrar em contato com a empresa e confirmar as informações da suposta promoção antes de clicar em links suspeitos ou digitar seus dados pessoais em formulários desconhecidos.

A Kaspersky recomenda que as pessoas sejam responsáveis na hora de compartilhar conteúdos em redes sociais. O compartilhamento de golpe só agiliza a propagação de fraudes e vírus.

É aconselhável que os usuários não instalem extensões suspeitas. Uma vez feito isso, a recomendação é excluir a extensão nas configurações do seu navegador e alterar as senhas de sites que você visita.

Por fim, a empresa recomenda que os usuários possuam programas antivírus para bloquear tentativas de golpe.

 

Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Continua após a publicidade

Publicidade