ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Maílson da Nóbrega

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do economista Maílson da Nóbrega: política, economia e história

Erro do Papa não absolve pecados de Bolsonaro

O fato de o pontífice não usar máscara em evento público não justifica a reiterada transgressão às regras de uso desse fundamental acessório

Por Maílson da Nóbrega 23 jun 2021, 14h55

O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta terça-feira, 23, via Twitter, um vídeo em que o Papa Francisco cumprimenta fiéis no Vaticano, sem usar máscara. Ele não comentou o vídeo, limitando-se a registrar um “Bom dia”. Apoiadores responderam com uma pergunta: “O Papa sem máscara pode, né?”

Desde pelo menos a Gripe Espanhola, de um século atrás, sabe-se que a utilização de máscaras durante pandemias é uma forma eficaz de proteção contra doenças como a Covid-19. Usá-las é um gesto civilizado, pois protege não apenas o usuário, mas também os que com ele interagem. Adicionalmente, contribui para limitar a circulação do vírus e para evitar o congestionamento e o colapso dos serviços de saúde. Mais vidas são salvas. Por isso, em todo o mundo há leis que obrigam o uso da máscara em locais públicos.

A teimosia de Bolsonaro em ignorar essa realidade é um dos mistérios deste governo.  Trata-se, na verdade, de grossa irresponsabilidade. O presidente disse outro dia que usar máscara é atitude de maricas. Reiteradamente, afirma que pessoas corajosas devem enfrentar a doença, em lugar de usar a máscara. Conclusão: deve-se buscar a contaminação. Esse comportamento tem justificado a conclusão de que objetivo de Bolsonaro é induzir os brasileiros a se infectarem e, com isso, alcançarem mais rapidamente a imunidade de rebanho, liberando de vez as atividades econômicas.

Escorar-se na atitude do Papa quanto ao não uso da máscara é inaceitável. Representa uma forma equivocada de eximir-se da responsabilidade neste e em outros os graves equívocos cometidos na pandemia. Ou de fugir da acusação de que tem culpa por grande parte de mortes que poderiam ter sido evitadas caso o presidente se comportasse adequadamente.

O Papa errou ao encontrar-se com fiéis sem usar máscara. Isso não absolve Bolsonaro, todavia, de comportar-se à altura do que se espera de um chefe de governo minimamente racional e cumpridor de seus deveres. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.