Operadoras são bicampeãs de reclamações no Twitter
Categoria é alvo do maior número de tuítes de consumidores insatisfeitos em 2013, aponta estudo da E.life obtido com exclusividade por VEJA.com. Pesquisa é uma referência ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado neste sábado
As operadoras de telefonia fixa e móvel lideram pela segunda vez consecutiva o ranking de reclamações no Twitter em 2013, segundo estudo divulgado nesta sexta-feira pela empresa de análise e monitoramento de mídia social E.life. De acordo com a pesquisa, obtida com exclusividade pelo site de VEJA, o volume de mensagens relativo ao setor cresceu 28% em um ano.
Segundo o estudo, os consumidores insatisfeitos acessam o microblog para criticar a cobertura do sinal oferecido, expressar dificuldades para acessar a internet, lamentar a falta de atenção durante um atendimento ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e reclamar por problemas relacionados às faturas, com cobranças indevidas. Os meses campeões de audiência, de acordo com a E.life, foram janeiro e dezembro, período em que o consumidor faz maior uso dos aparelhos ou até adquire novos produtos. Ao todo, mais de 15.000 tuítes foram contabilizados.
A segunda categoria que mais originou reclamações foi a de eletrônicos – que inclui smartphones, televisores, aparelhos de som, computadores, tablets, entre outros -, seguida de emissoras de TV (programação e canais de TV aberta e fechada), instituições de ensino (escolas e universidades) e alimentos (companhias de comida e bebida).
O registro, uma referência ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado neste sábado, contou com 521.823 tuítes relativos às questões de consumo com a marcação #fail (falha, em inglês), termo popularmente conhecido na rede para destacar um erro cometido por empresas.