Considerado um dos eventos esportivos mais lucrativos dos Estados Unidos, podendo arrecadar cerca de 70 milhões de reais em apenas uma noite, a marca Ultimate Fighting Championship (UFC) é avaliada em mais de 1 bilhão de dólares, segundo a revista americana Fortune. Cada evento é transmitido para 130 países, em vinte idiomas, para cerca de 351 milhões de televisões.
A luta principal geralmente é a última da noite e chega a premiar o vencedor em pouco mais de 500.000 reais. Caso o vencedor consiga aplicar o Nocaute da Noite ou a Melhor Finalização pode colocar no bolso mais 85.000 reais. Eles recebem ainda cotas de patrocínio e participação no lucro do Pay Per View. Em média, os canais por assinatura vendem uma noite de UFC para 600.000 expectadores e cobra 170 reais de cada um. O UFC 94, por exemplo, foi vendido para mais de 1,33 milhão de expectadores.
Para engordar os ganhos dos atletas, alguns ganham porcentagem da bilheteria. Uma noite bem-sucedida pode significar receita média de quase 7 milhões de reais em ingressos.
Leia também: – Anderson Silva x Victor Belfort, a luta do século
– UFC Rio será no dia 27 de agosto – Ultimate fighting não é vale-tudo
– Os grandes ídolos do esporte
– UFC, uma invenção da família Gracie
– Glossário: para entender o que acontece numa luta