29/10/2010 - 11:21
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Literatura

Livro de Monteiro Lobato pode ser banido de escolas

Conselho de Educação aponta racismo na obra "Caçadas de Pedrinho"

Reprodução
Capa do livro Caçadas de Pedrinho
'Caçadas de Pedrinho', de Monteiro Lobato

Um dos livros escritos por Monteiro Lobato, o autor que povoa o imaginário de diversas gerações com sua obra Sítio do Picapau Amarelo, pode ser barrado nas escolas públicas brasileiras. 

Um parecer publicado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no Diário Oficial da União, sugere que o livro Caçadas de Pedrinho não seja distribuído a alunos e professores, sob a alegação de que a obra é racista. 

O parecer foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica do CNE e foi feito a partir de denúncia da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. 

Publicado em 1933, o livro de Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira, narras as aventuras da turma do Sítio em busca de uma onça-pintada. Segundo o CNE, os traços racistas da obra estariam na forma como se refere à personagem Tia Nastácia e a alguns animais, como o urubu e macaco.

Um dos trechos da obra que sustenta a argumentação do CNE diz: “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão”. Outro diz: Não é a toa que macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens.”  De acordo com Nilma Lino Gomes, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e autora do parecer, o livro deve ser banido das escolas ou só poderá ser adotado caso a obra seja acompanhada de nota sobre os "estudos atuais e críticos que discutam a presença de estereótipos raciais na literatura". 

O parecer do CNE será avaliado pela Secretaria de Educação Básica e a decisão final cabe ao Ministério da Educação (MEC).

  Tags

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

Fred Albano

Lobato e eterno um grande escritor verdadeiramente verde e amarelo viva o Brasil

10.11.2011

JOSE LUIS TREVIZAN

QUANDO ERA CRIANÇA ESTUDAVA A CARTILHA DE MONTEIRO LOBATO, TINHA UMA PAGINA ONDE TINHA UMA DESENHO DE UM MACACO E UMA ONÇA, ONDE O TEXTO DIZIA ASSIM: A ONÇA PULOU PARA PEGAR O MACACO, MAS ELE SE DESVIOU E ELA CAIU NO BURACO. DESTE CRIANÇA ISSO NUNCA MAIS SAIU DE MINHA CABEÇA, E GOSTARIA MUITO DE COMPRAR ESSA CARTILHA. POR F(..)

03.08.2011

| Ler Mais

icaro

o racismo esta em quem le o texto sobre essa ótica, quem esta empenhado em ver racismo em tudo... verá o racismo em tudo.

01.06.2011

Giovana

Eu amo ele como artista pena que ele morreu!!!

18.04.2011

lana

100% Demais

21.03.2011

ANA CAROLINA RODRIGUES SANTOS

O MONTEIRO LOBATO EU AMEI O SEU LIVRO"A DROGA DA OBEDIENSA" ELE E MUITO LEGAL

09.03.2011

weslley bressa dos santos

na minha pinião este foi um dos melhores livros escritos por mon teiro lobato, ele concertesa é um dos maiores escritores de sua epoca epoca graças a ele eu vi o quanto é bom ler leva agente para varios lugares sem sair de casa,antes eu achava que ler era uma coisa chata mas hoje eu vejo que é uma coisa de grade inportacia n(..)

03.03.2011

| Ler Mais

Jean

Meu filho - uqe nq época tinha 9 anos - ganhou em terceiro lugar, um concurso de redação, graças ao incentivo de ler Obras de Monteir Lobato. Hoje ele está muito bem profissionalmente, crítico e participante de nossa sociedade. Cuidado, podemos estar desprezando frutos deliciosos por pequenas manchas em suas cascas.

02.01.2011

VIRGÍNIA ROLEMBERG DE FREITAS SOUZA

.................................... !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VIRGÍNIA ROLEMBERG DE FREITAS SOUZA Moteiro Lobato Na minha opinião Monteiro Lobato foi sem dúvida um grande escritor para a sua época e ainda nos encanta com suas histórias cativantes para o público infantil, além de retratar de maneira excepici(..)

24.11.2010

| Ler Mais

Jânio Arrais de Souza

Essa condução ideológica no ensino brasileiro está criando uma sociedade de individualistas e revoltados uns contra os outros. Quanto mais uma classe briga contra outra, terceiros são favorecidos. Quem?

19.11.2010

Juliana Marques

Só para esclarecimento o parecer n. 15/2010 em nenhum momento diz que a obra literária 'Caçadas de Pedrinho' de Monteiro Lobato seja banida das escolas, e uma das propostas realmente é uma nota explicativa onde devem ser contextualizado a obra e o autor de acordo com tempo e espaço que foi produzida. A falta de informação da(..)

13.11.2010

| Ler Mais

André José Adler

Não é por ter sido o primeiro "Pedrinho" da TV Tupi do RJ em 1957 que escrevo, mas antes eu já tinha lido quase todos os livros e eles me inspiraram o gosto pela História Antiga, Geografia e mais. Hoje eu falo fluentemente 3 idiomas e converso em mais 3. "Não é a toa que macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobag(..)

12.11.2010

| Ler Mais

ticiane

Isso é o colapso da educação no Brasil.O governo não vê a capacidade do professor de ensinar aos seus alunos a ter uma visão crítica de literatura.

11.11.2010

Paulo Mendes

E sobre a revista Turma da Mônica, o que os personagens "CEBOLINHA E CASCÃO" fazem com a personagem "MÔNICA", chamando-a de "BAIXINHA, GORDUCHA, DENTUÇA", levando-a se irritar constatemente, não pode ser considerado "BULLYNG", ou as pessoas que fizeram o estudo sobre os Livros de Monteiro Lobato, não querem mexer com autores(..)

09.11.2010

| Ler Mais

Sephora

Mas que antipatia! Deixem a obra quieta la, e vamos viver em paz.

05.11.2010

Ana Cristina Cruz

A leitura atenta do parecer permite compreender que seu teor não pretente censurar ou vetar a obra de Monteiro Lobato. O que defendemos é o debate sobre o contexto histórico de elaboração do livro, o que permite compreender a estereotipia em relação a personagens negros, não só na obra de Lobato como de vários autores da época.

04.11.2010

jerusa

isso realmente é uma absurdo,só se encherga racismo nesse livro quem é dotado de maldade, ou vocês acham que uma criança vai ver isso como racismo?o minimo que podem fazer é dar boas risadas.façam me o favor existem tantos coisas pra se preocuparem do que um livro que foi escrito a quase cem anos atras.

04.11.2010

Julia Sá

Como pedagoga devo admitir que os livros em geral do Monteiro Lobato da coleção Sitio do Pica-pau Amarelo são mesmo racistas. A boneca Emília é a principal delas. Mas também sei o quanto a obra é importante para adquirir conhecimento em literatura,história e outras disciplinas. Acredito que os livros devem ser acompanhados d(..)

03.11.2010

| Ler Mais

Vera Dressano

Não concordo em banir a obra de Monteiro Lobato. Acredito que deveria acompanhar a obra uma nota que apresentasse os valores de hoje

02.11.2010

graça

Será que vamos ter que rasgar nossa literatura clássica, porque nossos principios de hoje não estão de acordo com o passado? É MONTEIRO LOBATO,é impensável bani-lo.

01.11.2010

Railda

Com relação à obra proibida “Caçadas do Pedrinho”, e a justificativa das palavras preconceituosas e estereotipas “ trepar” e “ negra”, que não ajudariam na educação com base “ nos estudos atuais e críticos que discutem a presença de estereótipos raciais na literatura “ acho a justificativa sem propósito e um grave atentado c(..)

01.11.2010

| Ler Mais

Tony Marques

Idiotice maior não há. Melhor equiparação de epócas para mostrar o racismo natural daqueles tempos e o atual. Será que mudou mesmo?

01.11.2010

VILMA DOMINGUES

Acho que esta senhora que se diz professora, deveria ocupar seu tempo ensinando e não cultuando BOBAGENS!!, pois Monteiro Lobato faz parte da Cultura Brasileira!!

01.11.2010

Efraim Félix

O MEC deveria se preocupar com coisas mais relevantes. Não é por acaso que as escolas públicas estão com nível tão baixo.

01.11.2010

Marcelo Martins Carneiro

Eita falta de serviço hein!? Arruma um lote pra essa mulher capinar pq ela ta muito sem trabalho!!

01.11.2010

Ariadne de Oliveira Mathias

Eu tenho 23 anos, sou estudando de Comunicação Social, sou negra, e Monteiro Lobato está entre as obras que acompanharam a minha infância e de alguma forma ajudaram na construção do meu carater. O que não pode ser feito é olhar para o passado com os olhos do presente e apenas vetar tudo, ou apenas fingir que o preconceito na(..)

31.10.2010

| Ler Mais

marcelo

A que ponto chegamos. Racista eh esse pessoal...

31.10.2010

Raul F Iserhard

Lendo o extrato do Parecer, Monteiro Lobato tinha mesmo razão. A seguir a linha do raciocínio, inúmeros outros livros serão vetados. Procurar frases e palavras dentro de uma obra imensamente maior, faz jus a pensamentos inquisitoriais e autoritários, um Fahrenheit 453 moderno. Ignora a capacidade do leitor e priva-o da liber(..)

31.10.2010

| Ler Mais

Luiz Teixeira Lemos

Isso é um completo absurdo. Avançando nesse tema, podemos ter palavras de uso cotidiano (que prefiro não exemplificar, com receio de ser punido pelas pessoas no poder) consideradas como ofensivas e passíveis de sansões contra quem as verbalizar.

31.10.2010

Daniel

Certamente que livros antigos estão carregados de clichês e são racistas, machistas, heterossexistas, etc; dependendo da área que abordam.

31.10.2010

Vó Zezé

O racismo está na cabeça dessa gente doida. Li Monteiro Lobato quando era criança e sempre soube que as pessoas eram de vários tons de pele, dependendo do lugar de origem. Nunca ninguém precisou me dizer que eram pessoas, simplesmente! Que éramos e somos todos iguais! Minhas filhas leram Monteiro Lobato e assistiram a todos (..)

31.10.2010

| Ler Mais

Valton

Se a notória educadora Tia Nastácia (descendente de alguma etnia africana) fosse de alguma outra etnia - eslava (polaca), oriental (nissei) ou latina (galega), por exemplo - também treparia como uma macaca de carvão (treparia, sem revisionismos, com o sentido que se dava à época) na visão do grande escritor Monteiro Lobato.(..)

31.10.2010

| Ler Mais

Conceição Marinho

De novo a ideia de que o povo não sabe distinguir entre o verde e o amarelo. Não será melhor ensinar às crianças sobre os princípios da moral, da verdade, da igualdade e da fraternidade? Isso sim, dará condições a que se separe o joio do trigo.

31.10.2010

Marcos

Estudei ate completar a faculdade, mas credito o meu nivel de conhecimento da lingua portuguesa graças a insistencia dos meus professores da epoca do primario e ginasio, que indicavam livros como os de Monteiro Lobato. Sou contra e espero que o MEC saiba reconhecer a importancia do autor e nao de importancia a este parecer, (..)

31.10.2010

| Ler Mais

Anis Murad

Esta ideia de banir o livro só pode ser coisa de ...

30.10.2010

Allan Ribeiro

Estou chocado com o nível intelectual dessa gente! Não satisfeitos em tentar censurar a imprensa no presente, querem censurar a literatura do passado (quem sabe qual será o próximo passo?)

30.10.2010

Patricia Parisotto Camacho

Está definitivamente instalado o ódio racial num país que onde ao menos havia respeito.Se ao invés do urubu fosse um rato branco, essa senhora consideraria racismo? Então posso protestar!E se fosse um macaco albino?Os próprios conselheiros instigam o ódio racial.Basta de hipocrisia!Passemos então para a Branca de Neve que er(..)

30.10.2010

| Ler Mais

Junior

Me poupe, tanta besteirol que não é proibido....

30.10.2010

maria cristina

Esta é a constatação de que estamos voltando no tempo...Livros são queimados, letras de músicas do folclore são modificadas para que fiquem 'politicamente corretas', e mais essa: tirar a oportunidade de os alunos terem acesso ao que há de melhor na literatura infanto-juvenil brasileira porque um grupo de 'intelectuais' decid(..)

30.10.2010

| Ler Mais

Renata Couto

SOS Academia Brasileira de Letras, pelo AMOR DA ARTE e DA LITERATURA de qualidade... se permitirem isso, quantos outras obras e livros não sairão das estantes e das bibliotecas, ficando longe do público, este povo que cada vez mais se idistância do hábito da leitura e se analfabetiza, verdadeiros ignorantes culturais. Que ab(..)

30.10.2010

| Ler Mais

Rogério Borges Elegibô

A literatura brasileira tem na sua trajetória a capacidade de também alegorizar os projetos ideológicos nacionais nos seus diversos momentos históricos. A leitura de alguns textos artísticos devem , hoje, diante da liquidez pós - moderna, que esvazia e despolitiza os sujeitos, mas que também, oferta a possibilidade de ou(..)

30.10.2010

| Ler Mais

Bruno Rodrigues

Não é novidade para uma época em que Lobato viveu dizer tais coisas e não achá-las de teor racista. Só não cabe a educação "podar" esse acesso. É tão mais interessante adotar a obra e poder questionar as mudanças que os novos estudos científicos/acadêmicos provocaram na sociedade brasileira, em questões sobre discriminação, (..)

30.10.2010

| Ler Mais

marlene

Ridiculo...........................

30.10.2010

Dirceu Eloi

depois de tantos anos nos acompanhando nas bancas da sala de aula, cresci debruçado nos livros de Monteiro Lobato, minha avó passava horas contanto em versos e prosa as historias do sitio do picapau amarelo. Hoje me aparece um grupo e intelectuais se dizendo ofendidos pelas palavras de um livro infantil, que só tem nos ensin(..)

30.10.2010

| Ler Mais

Heitor Soares de Souza

Estes diletos membros do nobre conselho não pensam? Afastar as crianças de Monteiro Lobato é ridículo, pois há professores em sala de aula que podem explicar o momento histórico em que esta obra clássica foi escrita. Este tipo de censura relembra muito Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, em que a leitura dos clássicos er(..)

30.10.2010

| Ler Mais

joselito

Não sei quem é mais racista. Nós estamos andando a passos largos, para um republiqueta, onde a minoria tem mais direitos que a maioria. Um livro escritoa "X" anos? Pelo que parece não têm mais o que fazer, ou querem que os novos autores tenham espaço, descontruindo a imagem dos outros

30.10.2010

JOSE NORBERTO CAROSSI

Olha a censura que o PT quer, emm funcionamento. Proibir um livro escrito a quase oitenta anoa atrás?

30.10.2010

Joao Paulo

Patética e deplorável o parecer do CNE.

30.10.2010

Klauss Henry Nogueira

Se um país se faz com homens e livros, o Brasil perderá parte de seu alicerce.

30.10.2010

Paulo Santos

Será que essa "Professora", Nilma Lino Gomes, REALMENTE LEU o livro? Considerando que boa parte das faculdaded brasileiras hoje em dia formam uma massa de iletrados semi-analfabetos, fica a dúvida. Tem gente que força racismo onde não existe. Se não me falha a memória, já vão um bom par de anos que li o livro, um dos tre(..)

30.10.2010

| Ler Mais

'Gustavo.

Por isso que o Bra$il não avança... muita preocupação com a cultura, pouca preocupação com a saúde,a educação, a segurança pública...

30.10.2010

Ricardo de Mattos

Sim, realmente é mais fácil banir o livro do que o professor ter o trabalho de contextualizar a obra. Sempre a lei do menor esforço nesta procaria de país

29.10.2010

Patricia

Racismo esta na cabeça de quem o vê!!! Cresci com Monteiro Lobato e seus livros, e nunca durante minhas leituras pensei em racismo, como toda criança!!! Agora com certeza todo mundo vai ver racismo e ate achar outras coisas se depender da propaganda!!! Por que não nos preocuparmos com a educação intelectual de nossos filhos?(..)

29.10.2010

| Ler Mais

Maria de Lourdes Spinola

Senhores, tenham dó,isto é censura, daqui à pouco não se poderá ler A Escrava Isaura, A morenhinha, Meu pé de laranja lima, e tantos outros. Já ouviram falar de Idade Média. Cada pessoa mesmo a mais pequena delas deve decidir o que acha sobre o que lê. Ninguém será capaz de formar uma opinião se não tiver informações de ambo(..)

29.10.2010

| Ler Mais

André Luiz Lustosa de Oliveira

Hoje se vc chamar aguém de preto,negão etc é racismo isso é rídiculo exageros que tem de ser extirpados,cota o regime de cotas nas universidades é uma forma de racismo pois aí sim coloca o negro como incapaz de concorrer de igual pra igual com o branco.

29.10.2010

paulo albino

nao acho necessario, o povo so notou se tem alguma coisa errada,poque voces abriram o bocao.eu acho que voces,perderam foi uma chance de ficar,calados.

29.10.2010

Marcelo Martinho

Que absurdo! Cadê o racismo?

29.10.2010

Certeza

Concerteza, esse trecho da história é racismo explícito, e as crianças não são obrigada a lerem essa história com essa pouca vergonha!

29.10.2010

steh

nossa,que ridiculo,por mais que ele descreva ela assim,não creio que seja racismo,aposto q se a tia anastacia fosse branca e falasse "trepou,que nem uma macaca albina" não aconteceria nada!

29.10.2010

Camila

é por isso que a infância está sendo roubada. Não sei como existem pessoas ignorantes para achar racismo nesta magnifica obra. Eu a li quando pequena, é um dos meus livros favoritos e nem por isso eu cresci preconceituosa. Eles tiram Monteiro Lobato das escolas e colocam o que? Crepúsculo? Querem mesmo construir um país de g(..)

29.10.2010

| Ler Mais

RenanF

Brasil... caminhando a passos largos rumo à barbárie.

29.10.2010

Margarida Molan

Quanta asneira junta!

29.10.2010

Professora

Este é o tipo de atitude que não acrescenta em nada para melhoria da educação ou para erradicação do racismo (berço do Bullying). Este livro poderia inclusive servir para um debate sobre como as visões do ser humano mudam e como é importante refletir sobre o que está escrito. A reflexão é importante ferramenta de ensino, mel(..)

29.10.2010

| Ler Mais

Tatiane de Sene

As pessoas não tem mesmo o que fazer, quando alguém realmente comete o crime de racismo ninguém fala nada. Não compreendo o absurdo de certas coisas as vezes.

29.10.2010

Eugenia

ABSURDO

29.10.2010

paulo zucchi

Quando passam na TV os filmes de cinema, esses sao geralmente editados para todas as audiencias. Porque nao fazer o mesmo com os livros pra criancas? Uma obra dessas nao deveria ficar fora do alcance das criancas pro certas frazes da epoca.

29.10.2010

Rocco

Isso ai, vamos comecar a censura na escola!!! A UFMG sim que tem que ser banida, apoiar censura e ir a favor do racismo. Fora censores podres!!!

29.10.2010

Nilton

Essa onda de pessoas politicamente corretas esta cada vez pior. Cara CNE, "macaca de carvão"faz referência ao Mono-carvoeiro, macaco nativo da fauna brasileira, e esta sendo uso para exaltar as habilidades físicas da personagem. As pessoas precisam parar de colocar maldade nas coisas e no mínimo entender o que uma obra diz a(..)

29.10.2010

| Ler Mais

marcelo mileski

uma coisa ta certo nisso aí, 'não é a toa que macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens". Principalmente certos "professores".

29.10.2010

naakc

De fato, Lobato era sim racista ( uma carta em que ele descreve o Brasil a um amigo fora do país comprova isso). Mas daí querer proibir a obra são outros 500.O racismo vai estar na mente de quem interpretará (;

29.10.2010

Lisi Bender

Se os críticos do livro não perdessem tempo discutindo literatura, e apontassem soluções para a falta de livros nas escolas, seria muito mais pertinente. Ora, no contexto histórico em que ele foi escrito isso era normal. O verdadeiro racismo está nos atos das pessoas, não nas histórias do Lobato.

29.10.2010

Bruno Bnu

Não acho que seja ofensa, nem preconceito. O autor só tentou humorizar um pouco a cena. Acho lamentável quem considera isso racismo. O autor deixa bem claro que o homem( a humanidade) é parecida com os macacos, e não só os negros. Se o autor fosse preconceituoso, nem teria criado personagens negros. Quanta bobagem, heim, pro(..)

29.10.2010

| Ler Mais

marissol

concordo q o assunto é polemico pq Monteiro Lobato é parte da nossa cultura, eu qdo era criança li a colecao completa, e nao perdia um episodio do sitio...mas tb concordo q é dificil hj assistir alguns episodios hj com minha filha de 3 anos onde o pedrinho vive com aquele estilingue pendurado no bolso pra "matar passarinho" (..)

29.10.2010

| Ler Mais

José Roberto de Amorim

Adquiri gosto pela leitura lendo a fascinante obra infantil de Monteiro Lobato. É incrível imaginar que se possa desperdiçar o seu enorme poder de formar novos leitores banindo-a das escolas sob a alegação de que ela é racista. Duvido que as aventuras de Pedrinho ou qualquer personagem infantil de Lobato possa inclinar qualq(..)

29.10.2010

| Ler Mais

Alex Ribeiro

O contexto das duas passagens não tem absolutamente nada de racista. Mas está feito, decidiram e pronto. Vão privar as crianças de uma obra-prima da literatura brasileira. Tudo que diz respeito a educação neste país é sempre assim. Parabéns ao CNE por mais essa.

29.10.2010

jackfowl

É já não tem mais o que se fazer. Em vez de aumentar salário e o prestígio dos professores, vão se meter a censurar livros mais velhos que minha vovozinha.

29.10.2010

meliano

Orgulho de ser brasileiro! Logo menos estaremos pior que os EUA no que se refere ao pensamento conservador.

29.10.2010

Samir

Vamos retirar todos livros que tenham referência negra, preta, nipônica ( meu caso ). Vamos queimar todos livros de história. Vamos deletar todos filmes, seriado, novelas. Tirem do imediatamente o seriado Todo mundo odeia o Cris.....

29.10.2010

Bene barbosa

Então livro que narra estupro e glamoriza criminosos pode? http://migre.me/1R0zA

29.10.2010

silvio ambrosini

em nome do politicamente correto, vamos pouco a pouco modelando um mundo onde pensa-se tudo, mas diz-se pouco.

29.10.2010

Ramon Salvan

É uma atitude tão ridícula, que conseguiu me deixar sem palavras... ao invés de se preocuparem em criar livros e textos de qualidade, ficam querendo excluir das escolas o que tem de melhor na literatura desse país. Provavelmente são esses que depois ficam reclamando da qualidade da educação no Brasil...

29.10.2010

Marcus

ridículo!

29.10.2010

Rafka

É engraçado pensar por este ponto, pois isto ignora a época em si, na época de Lobato o preconceito era outra coisa e era mais bem aceito, então não é estranho pensar que o autor usava termos que hoje parecem ofensivos para descrever cenas, ações e personagens. O que eu sugiro é que a editora peça para alguem escrever uma 'n(..)

29.10.2010

| Ler Mais

Fernanda Silva

Que decisão mais absurda! Monteiro Lobato foi o primeiro contato que tive com a literatira e desde então tenho sido leitora assídua. Foi com ele que aprendi a amar a leitura, que apenas me trouxe benefícios em vários aspectos de minha vida. Acho que esse benefício já faz valer a pena a leitura e, até mesmo, ser o motivo para(..)

29.10.2010

| Ler Mais

Clemerson

Pois pra mim, o mais prejudicial nesse livro é a apologia à caça de animais silvestres, isso sim é um absurdo.

29.10.2010

Charles

Engraçado, eu li "trepou, que nem uma macaca" e não "negra, que nem uma macaca". Não há preconceito aí. Essa onda de "politicamente correto" ainda vai acabar com o mundo.

29.10.2010

Gwenhywfar

É a coisa mais estapafúrdia que tive a oportunidade de ler nos últimos 10 anos. Gente que procura nos outros o seu próprio racismo. Justificam sua maldade tentando fazer crer que a maldade está no outro; É como alguns ditos "religiosos" que passam a vida procurando apontar o "demônio" na vida e obra alheia, ao invés de se p(..)

29.10.2010

| Ler Mais

Leonardo Varuzza

Mas o Monteiro Lobato era racista mesmo, não vejo problema nenhum em banir parte da obra dele.

29.10.2010

Valeria

Qual é o problema com o macaco? Nós somos parentes dos macacos. Temos o fator Rh encontrado no Macaco Rhesus na África. Se você é Rh+ é parente do macaco.Então tem que proibir os livros que fala que a pessoa é um gato, que parece cachorro, que é gorda que nem uma porca. Parece uma baleia. Quando dizem é uma vaca. Já observar(..)

29.10.2010

| Ler Mais

Roberta

Adoro os livros de Monteiro Lobato, mas realmente, eram conforme o tempo em que foram escritos. Não só em "caçadas.." . Leio para minha filha mas mudo (ou nem leio) alguns trechos. A todo momento quando se referem a Tia Anastacia como se a cor dela fosse uma maldição e que ela é uma "linda princesa branca como leite", podem (..)

29.10.2010

| Ler Mais

Erike

O preconceito étnico está nos olhos de quem vê. Fui criado com os livros de Monteiro Lobato assim como meus filhos estão sendo.

29.10.2010

MARIZE BARBOSA DANTAS

Acho uma besteira, li toda a obra de Monteiro Lobato na minha infãncia, nem por isso me tornei preconceituosa.Afinal , o macaco trepa ou não em árvores?

29.10.2010

Marcela Biehl

Até que ponto devemos proteger nossas crianças do racismo?? Qual é o limiar do racismo, boa educação e hipocresia?

29.10.2010

Taís

Achei um absurdo eu amo os livros do Monteiro e isso num é motivo pra bani o livro!

29.10.2010

Ícaro

Nesse livro também tem uma parte em que a Emília, o Pedrinho e a Narizinho matam uma onça. Um dos trechos é "Narizinho serrou o lombo da onça com a faca como se fosse um pão"

29.10.2010

felipe

quem deveria ser banido das escolas eh esta senhora dona nilma lino gomes q eh mais preconceituosa do q o texto do livro.

29.10.2010

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados