Enem 2013: temas para treinar para a redação

Problemas no sistema público de saúde estão entre os assuntos escolhidos — confira todos. Especialistas dão orientações sobre como desenvolver tópicos e se exercitar na dissertação

Por: Raquel Carneiro - Atualizado em

  • Voltar ao início

  • Todas as imagens da galeria:


Parte essencial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação costuma ser temida pelos candidatos que entendem que a boa avaliação de seus textos pode fazer a diferença na hora de conquistar uma das disputadas vagas no ensino superior. Para superar o famoso "medo da folha em branco", a combinação de treino contínuo e muita leitura é fundamental para, no dia da prova, executar a tarefa com confiança e tranquilidade.

Leia também:

Manual do Candidato do Enem: O que fazer na inscrição, na prova - e na matrícula

Temas da atualidade que podem cair no Enem e vestibulares 2013/2014 Raio-x do Enem: os conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem rumo à universidade Videoaulas do Curso Pré-Enem Mapa do Enem: Universidades que utilizam as notas da avaliação na seleção Como é calculada a nota do Enem

"Os temas propostos para redação no Enem sempre têm caráter social, ou seja, são relacionados a questões coletivas da atualidade", diz a professora de redação Vivian D'Angelo Carrera, do Cursinho do XI. Por isso, a leitura de notícias em jornais, revistas e sites é indispensável para formar um repertório de conhecimento e, assim, alimentar ideias e argumentos.

Já a prática faz com que o candidato reconheça a diferença entre os tipos de textos e encontre sua forma de expressão. "É bom escrever o tempo todo, para lapidar o próprio estilo e o senso crítico, que são coisas que não se formam na sala de aula", diz Eclícia Pereira, professora de redação do Cursinho da Poli. A recomendação é válida, já que o texto cobrado anualmente pelo Enem é do tipo dissertativo, ou seja, deve desenvolver um debate crítico sobre o tema proposto com argumentos do aluno para justificar e defender um ponto de vista.

A pedido do site de VEJA, professores especialistas em Enem selecionaram temas a partir dos quais os estudantes podem se exercitar - o que inclui leitura e reflexão sobre os assuntos e, por fim, redação. São temas que, à luz das últimas edições do Enem, poderiam perfeitamente motivar a redação do exame de outubro. Por isso, vale a pena conferir quais são os temas e como, segundo os professores, é possível desenvolvê-los em uma boa dissertação. Aos tópicos agora exibidos, serão acrescentados outros até outubro. Boa preparação!

Enem 2013: temas que podem motivar a redação

Colaboraram: Eclícia Pereira (Cursinho da Poli), Filipe Couto (Curso Pré-Enem, da Abril Educação), Vivian D’Angelo Carrera (Cursinho do XI), Eduardo Calbucci (Anglo Vestibulares), Simone Ferreira Gonçalves Motta (Curso Etapa) e Daniela Aizenstein (CPV Vestibulares)

Todos os temas de redação na história do Enem

Assista aos vídeos do Curso Pré-Enem

Videoaulas de ciências humanas do Pré-Enem

Videoaulas de matemática do Pré-Enem

Videoaulas de ciências da natureza do Pré-Enem

TAGs:
Vestibular