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Assim como shoppings, escolas precisam de padrão de qualidade

Que tal viver num município em que todas as instituições oferecem a mesma e positiva impressão que temos ao visitar nosso shopping center preferido?

Por João Batista Araujo e Oliveira
18 mar 2014, 11h56

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Ensino de qualidade

Este artigo faz parte de uma série publicada quinzenalmente em VEJA.com sobre os desafios do ensino fundamental no Brasil – e as estratégias para superá-los.

Os textos são de autoria do Instituto Alfa Beto, que promove o Prêmio Prefeito Nota 10, iniciativa que vai identificar e recompensar o município brasileiro que mantém a melhor rede de ensino. A premiação será realizada no segundo semestre.

Prêmio Prefeito Nota 10 Instituto Alfa Beto

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Todos temos a experiência de visitar shopping centers. Há mais semelhanças do que diferenças: muitas lojas são as mesmas, a disposição dos espaços é bastante semelhante. Sabemos o que esperar, o que encontrar nas diferentes lojas, o tipo de atendimento que receberemos. Isso não ocorre por acaso: há padrões de qualidade e de serviços que são seguidos por todos. É isso justamente o que falta nas escolas públicas.

Leia outros artigos da série:

Escola de qualidade e rede de ensino de qualidade

Qualidade na educação: o DNA das escolas

Uma coisa é ter uma escola de excelência. Isso é fácil de fazer. Nem é preciso uma secretaria de educação para isso. Na verdade, a maioria das escolas de excelência no Brasil operam à margem ou à revelia das orientações das secretarias: por isso, são exceção.

Criar redes de ensino significa ser capaz de transformar a exceção em regra. Em outras palavras: criar regras que permitam que todas as escolas de uma rede sejam escolas de boa qualidade.

Há dois tipos de padrão a serem criados. O primeiro é o mais fácil – mas essencial: são os recursos. Cabe à secretaria definir regras, normas, padrões e recursos necessários e suficientes para que cada escola possa funcionar de forma adequada. Isso inclui programas de ensino, mecanismos para escolher diretores, professores, estágio probatório, calendário e regimento escolar, carreiras, incentivos, mecanismos de supervisão etc. Criadas as normas, cabe assegurar que sejam implementadas pelos diretores. Isso significa implantar sistemas eficazes de gestão.

O segundo padrão é relativo a resultados: numa rede de ensino de qualidade, a maioria dos alunos atinge os padrões mínimos de desempenho estabelecidos pela secretaria. E esses padrões devem ser progressivamente elevados. Para conseguir isso é necessário estabelecer sistemas rigorosos de avaliação e dar meios para as escolas proporcionarem atenção especial aos alunos que apresentam maior dificuldade.

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Parece simples, mas não é. Nos próximos artigos desta série vamos aprofundar esses temas. Por enquanto, sugiro a seguinte reflexão: que tal viver num município em que todas escolas dão a mesma e positiva impressão que temos ao visitar nosso shopping center preferido?

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