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Transnordestina avança lentamente e R$ 1 bilhão mais cara

Ferrovia que deveria ser entregue até o final do ano só deve ficar pronta em 2013

Por Da Redação
26 dez 2010, 11h49

As obras da ferrovia Transnordestina começam a avançar no estado do Ceará, mas com um valor acima do esperado. No total, o projeto custará R$ 5,42 bilhões – quase R$ 1 bilhão a mais que o previsto no orçamento inicial. Da mesma forma, a data de término da obra também foi revista. A ferrovia deveria der concluída este ano, mas o primeiro trecho – entre Eliseu Martins (PI) e Suape (PE) – só ficará pronto em outubro de 2012, e a parte do Ceará, em 2013.

Segundo o presidente da Transnordestina, Tufi Daher, a lentidão da obra nos primeiros quatro anos foi decorrente de uma série de contratempos, como a dificuldade na desapropriação das áreas e no financiamento. Hoje, 800 quilômetros da ferrovia estão em construção. Alguns, em estágio avançado, com a instalação dos trilhos, mas a maioria ainda está em fase de terraplenagem e construção de pontes e bueiros, a parte mais complicada do projeto.

O projeto está entre as três maiores obras privadas do Brasil, ao lado das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO). Quando estiver toda concluída, em 2013, a ferrovia terá 1.728 quilômetros de extensão e ligará os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao sertão do Piauí. Transportará cerca de 25 milhões de toneladas por ano de grãos, minérios e gesso, além de uma série de outros produtos. Até lá serão necessários três milhões de dormentes (viga de cimento que sustenta o trilho), 1,5 milhão de metros cúbicos de concreto e 90 milhões de metros cúbicos de escavações. Mas por enquanto, apenas 1% de toda a obra está concluída, em quatro anos de trabalho.

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