Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Saída da Grécia do euro seria um fracasso da Europa, diz Espanha

Permanência do país na união monetária europeia é uma das principais discussões do momento; governo espanhol está na mira dos mercados

O primeiro-ministro espanhol, o conservador Mariano Rajoy, avaliou nesta terça-feira que uma saída da Grécia da zona do euro seria um fracasso coletivo, segundo declarações em coletiva de imprensa conjunta com o presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy. “Se a Grécia sair ou se alguém abandonar a zona do euro, será um fracasso coletivo da Europa”, disse, em um momento em que a Espanha está na mira dos mercados, que preveem que Madri vai pedir um resgate financeiro nas próximas semanas.

Leia mais:

Alemanha: especular saída da Grécia do euro é ‘insensato’

Espanha usará € 60 bilhões para ajudar os bancos

Empréstimo bancário para empresas cresce na eurozona

O chefe de governo Mariano Rajoy também garantiu atender ao pedido da Catalunha, que anunciou nesta terça-feira que pedirá 5,023 bilhões de euros ao fundo criado por Madri para ajudar as regiões com problemas financeiros. “Ajudaremos a Catalunha como ajudaremos o resto das comunidades autônomas”, assegurou Rajoy.

A Catalunha – uma das regiões mais ricas da Espanha – é o primeiro governo autônomo a solicitar formalmente a ajuda deste fundo. Valência e Múrcia manifestaram intenção de pedir socorro a este fundo de resgate.

(com Agence France Presse)