O que é o Sarahah e como funciona o app do momento

O aplicativo ultrapassou Instagram e YouTube em quantidade de downloads na Apple Store dos Estados Unidos

O aplicativo gratuito mais popular do momento da Apple Store do Brasil e dos Estados Unidos não é o Instagram nem o YouTube , muito menos o Facebook. A nova febre do momento se chama Sarahah.

Nesse aplicativo o usuário pode criar um perfil e enviar mensagens anonimamente a amigos e até desconhecidos. A premissa é que a pessoa será mais honesta ao fazer uma crítica sem que o receptor da mensagem saiba quem ele é.

O Sarahah foi criado pelo árabe Zain al-Abidin Tawfiq. O site oficial do aplicativo diz que um de seus benefícios é melhorar “sua amizade ao descobrir seus pontos fortes” e “deixar seus amigos serem honestos com você”.

Na loja virtual do Android no Brasil, o Sarahah (uma palavra árabe que em português significa franqueza ou honestidade) já tem mais de 1 milhão de downloads e está em primeiro lugar no ranking de “tendências”.

O aplicativo está disponível tanto para celulares com sistema operacional Android quanto para iOS. Há, também, uma versão web.

É necessário criar uma conta com e-mail e nome de usuário para mandar e receber mensagens. Ao entrar na rede social, basta buscar o nome da pessoa para então fazer o comentário. Não é possível fazer buscas por e-mail ou por rede social, tampouco responder aos recados respondidos.

Caso queira, o usuário poderá bloquear a pessoa que fez um comentário, de modo que ela só poderá dar um novo feedback para tal usuário se criar outra conta.

Não há muitas funcionalidades no aplicativo. A tela inicial é dividida em quatro tópicos. No primeiro deles é possível ver os recados recebidos, os favoritos e os enviados. Na aba seguinte há o campo de procura de pessoas. No terceiro tópico há o espaço “explorar”, que diz apenas que as ferramentas vão estar disponíveis na próxima atualização. Por fim, é possível ver o seu perfil, com o nome de usuário e sua foto.

O aplicativo funciona nos mesmos moldes do Secret, que também permitia o envio de mensagens anônimas, mas foi encerrado em 2015 por estimular o cyberbullying.

No Twitter, as pessoas (adolescentes, em grande maioria) se divertem com alguns recados recebidos. Veja algumas reações abaixo.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Que aplicativo mais idiota…. Se Frulano é amigo de Siclano e vê Siclano fazendo CA.G;ADA na vida, é óbvio que Frulano o corrigirá….

    Curtir

  2. Isso aí é mais um daqueles aplicativos pra você x(.in.g(ar e humi(l.har seus conhecidos anonimamente.

    Curtir

  3. E este aplicativo oportunista terá o mesmo destino do Secret. E daqui a três anos alguém lançará o app mais baixado com o nome de Shōjiki (uma palavra japonesa que em português significa franqueza ou honestidade).

    Curtir

  4. Parabéns pela Veja pela propaganda em forma de matéria! É uma forma muito elegante de se fazer propaganda, deixando aquele gostinho de perda de tempo nos leitores 😉

    Curtir