Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BC confirma redução de posições de bancos em dólar após medida

BRASÍLIA/SÃO PAULO, 26 de julho (Reuters) – As posições vendidas dos bancos no mercado à vista diminuíram de 14,696 bilhões de dólares no fim de junho para 8,127 bilhões de dólares em 22 de julho, informou nesta terça-feira o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel.

A redução aconteceu após a adoção de uma exigência maior de depósito compulsório sobre essas posições das instituições financeiras. A autoridade monetária anunciou a medida em 8 de julho, com validade a partir do último dia 18.

O BC determinou o recolhimento de um depósito compulsório sobre a posição vendida dos bancos que exceder 1 bilhão de dólares, ou que seja superior ao seu patrimônio de referência, o que for menor. Antes, esse compulsório era recolhido sobre posição superior a 3 bilhões de dólares.

O BC esperava que a posição vendida dos bancos caísse a 10 bilhões de dólares.

Na semana passada, após a divulgação dos dados semanais de fluxo cambial pelo BC, agentes de mercado já estimavam uma redução da posição vendida dos bancos para pouco menos de 7 bilhões de dólares no dia 15.

Ao forçar a redução da posição vendida dos bancos, o BC diminui o espaço para apostas de investidores na queda do dólar. A moeda norte-americana tem sido cotada nos menores níveis desde 1999, com baixa de 0,63 por cento às 12h39 desta terça-feira, a 1,5345 real na venda.

(Reportagem de Silvio Cascione; Edição de José de Castro)