Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ambev paga R$ 5.800 para trainees; conheça programas abertos

Entre os processos de seleção deste ano, três permanecem com inscrições abertas

Os estudantes e formandos devem ficar de olho nas oportunidades para participar de Programas de Trainee. Nesta época, muitas empresas abrem os processos seletivos para seus programas de treinamento. Três grandes companhias continuam com inscrições abertas para a seleção de novos talentos: Ambev, Tetra Pak e Unisys.

Para a gerente executiva da Page Talent, Manoela Costa, o segredo para ir bem nesse tipo de processo seletivo é simples. “O candidato precisa se conhecer, o autoconhecimento é fundamental. Saber quais áreas combinam mais com ele, os próprios valores e se os mesmos combinam com a empresa. Tudo isso é importante por que senão ele pode se candidatar em 20 programas e não passar em nenhum”.

O segundo ponto fundamental seria conhecer a empresa. “Hoje temos muitas ferramentas, não só o site da empresa. O candidato pode ler notícias, achar o LinkedIn de funcionários, conversar com quem já passou pela companhia”.

Na hora da entrevista, a gerente executiva aconselha segurar a ansiedade, o nervosismo e prestar atenção ao que está sendo perguntado. “Além do velho clichê de ser você mesmo, por que se a pessoa monta um personagem e consegue a vaga, ela não consegue manter a consistência desse papel depois”.

 

A seguir, confira processos de seleção que finalizam em maio as inscrições e se atente para o período de inscrições:

Ambev

A empresa possui dois programas de trainee, um em cada semestre do ano. As inscrições para o trainee industrial ainda estão abertas, por meio do site, mas se encerram hoje. Os selecionados começam a trabalhar em agosto de 2017.

O contrato tem duração de 10 meses, com salário inicial de 5.800 reais. Mas as vagas são abertas apenas para determinados cursos (confira na tabela abaixo).

No segundo semestre, a Ambev abre as inscrições para outro programa de trainee. Os candidatos podem acompanhar a abertura das vagas no site da empresa.

Programa: Para se candidatar para o Trainee Industrial é necessário ter fluência no idioma inglês, disponibilidade para morar em outros estados e ter se formado entre julho de 2015 e julho de 2017.

Durante o processo de seleção, a empresa informou que serão analisadas competências como a desenvoltura para negociação, gerenciamento de pessoas, interesse por novas tecnologias, capacidade de liderança e visão empreendedora.

Após o período de inscrições, os candidatos selecionados passarão por testes de alinhamento de cultura, inglês e raciocínio lógico. A segunda etapa consiste em cases online, por todo o país, e finalmente as etapas presenciais, primeiro as entrevistas, depois um painel de negócios e painel final com presidente e vice-presidentes da companhia.

Candidatos de todo o Brasil podem se candidatar as vagas, mas para as fases presenciais, as entrevistas acontecem em seis cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Fortaleza.

A fase final será realizada em São Paulo, com custos de passagem pagos pela Ambev, se necessário.

Os trainees receberão benefícios como assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, previdência privada, vale refeição, vale transporte, abono assiduidade, entre outros.

Com a contratação, os funcionários têm a oportunidade de passar por todas as áreas da companhia com orientação dos principais executivos e contam com uma grade de treinamentos para, de acordo com a empresa, acelerar o conhecimento pessoal e profissional.

Durante os cinco primeiros meses, os trainees conhecem o processo de produção das unidades fabris, passam pelas áreas comerciais e participam de treinamentos em todas as demais áreas estratégicas da empresa no escritório central em São Paulo.

Nos meses seguintes, os jovens recebem orientação dirigida para área que optaram, e aprofundam os conhecimentos sobre suas atividades futuras. Após o programa, os trainees são alocados em projetos assistidos no Brasil ou enviados ao exterior para complementarem a formação com cursos específicos.

Ambev Cursos
Programa de Trainee Industrial Engenharia, Química, Farmácia, Agronomia, Biologia, Ciências da Alimentação, Biotecnologia e demais cursos relacionados

Tetra Pak

Neste ano, a empresa irá lançar mundialmente o programa de futuros talentos que será dividido em duas categorias: futuros líderes (duração de 2 anos) e o de desenvolvimento técnico (duração de 1 ano). Nas Américas, as vagas serão para Argentina, Brasil, Colômbia, México, Canadá e Estados Unidos.

De acordo com a Tetra Pak, nos últimos cinco anos, cerca de 70% dos participantes do programa de trainee seguiram carreira na companhia. Deste total, 40% alcançaram cargos de liderança, a frente de gerências ou diretorias estratégicas, inclusive com experiências internacionais.

Programa: Em 2017, as inscrições começam em maio, mas ainda sem data definida – é preciso acompanhar a abertura de vagas pelo site da empresa. Os candidatos irão disputar 19 vagas, sendo 4 para o programa de futuros líderes e 15 para o programa de desenvolvimento técnico.

Para participar do primeiro programa, a empresa exige inglês avançado. No segundo, é importante o conhecimento técnico na área de formação do candidato. Além disso, a empresa pede que o interessado tenha disponibilidade para viagens.

A Tetra Pak informou que os benefícios são compatíveis com o mercado e o salário não foi divulgado. O processo de seleção tem duração de quatro meses.

Para ser contratado, o candidato precisa passar por testes on-line, dinâmicas de grupo, entrevista e simulações, etapas comuns para os dois programas. A seletiva para o Programa de Desenvolvimento Técnico, contará ainda com um teste técnico.

No ano passado, ainda no formato antigo de Programa de Trainee, a empresa teve uma média de 244 candidatos por vaga.

Tetra Pak Cursos
Programa de Desenvolvimento Técnico Graduação completa em Engenharias e/ou formação técnica em Mecânica/Mecatrônica, Automação, Elétrica/Eletrônica
Programa de Futuros Líderes Graduação completa nos cursos de Engenharias

Unisys

O Programa de Trainee da empresa de tecnologia, o Eagles Trainee Program, abriu as inscrições no dia 3 de abril para candidatos de todo o Brasil e o prazo acaba em 7 de maio.

Com foco nas áreas de Cloud Computing e Consultoria, o programa oferece experiência internacional para os selecionados. As inscrições podem ser feitas por meio do site.

Programa: O maior diferencial do programa é a oportunidade de experiência no exterior ofertado pela companhia. O processo de seleção será realizado em cinco etapas: A fase de inscrição, testes on-line de inglês e raciocínio lógico, dinâmica em grupo, painel com o Board da empresa e entrevistas individuais.

Serão duas vagas para os candidatos do programa, que também terão direito aos seguintes benefícios:  vale-transporte, vale-refeição, seguro saúde, seguro de vida, previdência complementar e salário compatível com o mercado de tecnologia. Além da temporada fora, com as despesas custeadas pela Unisys.

Ainda de acordo com a Unisys, o candidato terá a vivência de trabalhar em uma empresa multinacional e uma experiência internacional, que promoverá a integração com um time global. Além disso, será um mês de imersão nas soluções de tecnologia da companhia, de maneira prática.

Em relação as fases presenciais, a Unisys declarou que não se responsabiliza pelos custos dos candidatos de regiões fora de São Paulo no processo seletivo.

O único pré-requisito para os interessados é a fluência avançada no idioma inglês (Confira os cursos no box abaixo).

Unisys Cursos
Eagles Trainee Program Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Matemática, Estatística e outras áreas correlatas à Tecnologia da Informação