Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

ELES E EU

Por: Reinaldo Azevedo

Nelson de Sá, que tem uma coluna sobre mídia na Folha, publica hoje a nota que segue. Volto depois:
ABUSOS
O blog de Reinaldo Azevedo, da “Veja”, comentou a entrevista da procuradora eleitoral na Folha, sobre como os “abusos ameaçam eleição de Dilma”, afirmando que ela foi “corajosa, mas ninguém deve se fiar muito na dureza do TSE”. Em suma, “duvido!”.
Já o blog de Paulo Henrique Amorim, da Record, postou primeiro que “a tentativa de golpe já começa a rondar a oposição, o TSE e a mídia”. Depois, descreveu a procuradora como “colega de Nelson Jobim” e, por fim, como uma defensora da Globo e de Serra.

Voltei
A tentativa, nada sutil, é me transformar no Paulo Henrique Amorim “do lado de lá”. Vou explicar algumas diferenças ao De Sá:
1 – Eu era crítico do PT quando o partido estava na oposição (aliás, era de FHC quando ele estava no governo; dentro da Folha inclusive) e continuei crítico do PT quando ele virou poder. Tive até de fechar uma revista por isso. O outro blogueiro não gostava do Lula oposicionista. Apaixonou-se depois, pelo Lula governista. Em 1998, fez uma verdadeira cruzada contra o então candidato do PT à Presidência, acusando irregularidades na compra de seu apartamento de cobertura em São Bernardo. Lula o processou. Justiça se faça: pessoalmente, o presidente o detesta até hoje; não aprecia o modo como Paulo Henrique gosta dele. Mas a questão não é pessoal, é política.

2 – Tanto é política que Paulo Henrique, a exemplo de outros blogueiros governistas, tem patrocínio da Caixa Econômica Federal. Lula leva o rancor até certo ponto; até o ponto em que o dinheiro passa a ser público. A “CEF do FHC” não patrocinou Primeira Leitura, a minha revista. Tivemos, sim, por seis meses, anúncio da Nossa Caixa, a exemplo de praticamente toda a imprensa sediada em São Paulo, pouco importando a tendência  – os esquerdistas também tiveram. Mas o PT tentou fazer do anúncio em “Primeira Leitura” um “escândalo”. Não prosperou.

3 – Paulo Henrique, que, na cabeça oca de De Sá, é o “Reinaldo do lado de lá”, promove duas campanhas no momento, com patrocínio da Caixa Econômica Federal: uma é eleitoral —  basta ver aquilo (e não recomendo que vocês o façam); a outra é contra a Folha e seu diretor de Redação. Eu tenho lado nos embates — já deixei claros os princípios. E é sempre o mesmo, pouco importa quem esteja na Presidência!

4 – Paulo Henrique, aliás, já era jornalista nos tempos em que até os bichos falavam no pau de arara da ditadura. Seria interessante saber o que ele andava escrevendo naqueles dias. Qual é a aposta de vocês? Estava mais para um desses heróis destemidos ou para um subintelectual do regime? Hora dessas, um pesquisador dedicado ainda vai se lembrar de contar a história das idéias durante o regime militar e recuperar textos realmente memoráveis. Vocês vão ficar surpresos ao descobrir como certos “progressistas” de hoje reagiam diante de uma farda… E muitos faziam por gosto, não por necessidade.

5 – Eu era jovenzinho, moleque mesmo. E reagi: dizendo “Não”. Fui “fichado” por isso. A barba mal tinha acabado de me nascer.Vai ver sou meio abestalhado: fui de esquerda no tempo do risco e dei um pé no traseiro das esquerdas quando “ser esquerdista” passou a ser uma das mais lucrativas profissões no Brasil.

De Sá precisa estudar. E não é de hoje.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

106 comentários
  1. ACarbony

    Adorei seu esclarecimento! Eu ando tão atacada com esses esquerdopatas! Levei um susto quando vi que era o Paulo Henrique Amorim msm que se prestava a publicar matérias tão fracas… argumentos pobres.. ele é um fofoqueiro de janela digital! Que decepção!!!

  2. antonio sobral

    Infelizmente cheguei à conclusão que não dá mais para acreditar se alguém pensa honestamente nas soluções coletivas, no próximo, no futuro. Resulta que, vende-se ou compra-se, sempre!

  3. Paula

    Caro Reinaldo,

    Há, ainda, uma quinta diferença, se não houver outras muitas mais: o Sr. Paulo Henrique Amorim não publica comentários de quem dele discorde, ainda que de forma respeitosa. Cheguei a lê-lo algumas vezes, na época em que tinha muita propaganda, mas não gostei da censura, e nunca mais voltei. Fiz muito bem.

  4. Anono

    E quem é o “Reinaldo do lado de lá”? Existe?

  5. Selma Mello

    Reinaldo,
    Porque você me força a ler a Folha?

  6. anti- pt

    Oi Reinaldo; Não entrando no mérito da questão pois, quem está com a cambada do “cara” está contra mim. Agora o que quero entender, o antigo ministro dos transportes saiu e deixou 65% das estradas brasileiras em estado de ruim para péssimas? O dóh “nascimento” ou seria sepultamento?, e aquela falação que vosmecê deitava quando estava ” deitado” no cargo? Agora vem um anão de jardim com cara de gambá e diz que precisa investir 183 bi até 2015 para consertar parte das rodofossas brasileiras. E odinheiro arrecadado de todos que tem algum tipo de veículo? e os dinheiros das multas? por onde andarão?????????

  7. O Vampiro de Curitiba

    Reinaldo, sobre o ataque do PHA e seus cães raivosos, escrevi a respeito. Utilizei parte deste seu texto, espero que não se importe:

    http://blogdovampirodecuritiba.blogspot.com/

    .

  8. curica

    Admiravel sua coerencia, vc não está pregando no deserto, sua semeadura renderá bons frutos intelectuais, políticos, éticos etc..

  9. Donizetti

    Caro Reinaldo, vc não está sozinho. Somente tentam calar e difamar aqueles que de alguma maneira incomodam interesses, por meio da censura ou de proprina. Nenhuma das duas jamais funcionarão com os homens verdadeiramente decentes deste país. Quanto ao PHA é um “HSQ”, ou seja, úúúú “hominho sem qualidade”, como se diz na minha interiorana cidade. Um grande abraço, e a luta continua cumpanhêro…rs

  10. cuidado com a patrulha

    Sr. Reinaldo,

    Um Paulo Henrique Amorim nunca chegará a ser um Reinaldo Azevedo!!

  11. João

    Leon, eu já li ambos os blogs. Parei de ler aquele. Por que? Ora, porque eu lia os posts e logo depois percebia que a maioria deles tinha muitas MENTIRAS. As mentiras eram sempre óbvias e ululantes. Aqui, ao menos, os argumentos são acompanhados por evidências que os suportem.

  12. Marcos F

    Sá cumé, de Sá?

  13. Maria inês.

    Reinaldo,

    Será que este de Sá conhece o passado e a incoerência do PHA?

    Ontem (26/05) o PHA escreveu na sua “conversa afiada e FALSA”:-a sua batalha é no campo das idéias como: a luta pela liberdade de expressão e a vitória da luz sobre as trevas-.
    Liberdade que este governo repleto de trevas (apoiado por este PHA) deseja anular.

  14. silvia m

    Liga não.
    O sucesso do seu blog é impressionante. As pessoas que lêem seu blog e apreciam suas análises, são diferentes dos petralhas que espumam ódio e rancor.
    Desde o início do governo Lula eu me sentia pregando no deserto, me sentia só, achando que ninguém percebia como eles agiam, corrompendo, mentindo,usurpando, aparelhando todos os órgãos governamentais com pessoas incapazes. Até na minha casa achavam que eu exagerava. Hoje. meus familiares entendem o que eu dizia.
    Agora o mais importante: ENCONTREI VOCÊ, e no seu blog centenas de pessoas que pensam como eu.
    Obrigado por tudo que tem feito pela nossa democracia, pelas nossas instituições e pelo estado de direito.

  15. Daniel Bruno

    Pois é, o TSE quando não é oito é oitenta. Não reprimiu como deveria as ações de Lula e agora acena com “possíveis” ações extremadas. Não resolveu, não resolve e nem resolverá, e ainda dará espaço para a “mundiça”, como se diz aqui no nordeste, sair dizendo que a oposição quer der um golpe. Safadeza pior é quase impossível.

    E ai vem esse povo das fontes secretas e das teorias de conspiração absurdas e infundadas falar bobagens.

    Queria ver eles exibirem por aí as notícias e comentários criticando esse governante vagabundo. Isso eles não fazem, são progressistas demais pra isso.

  16. silvia m

    Liga não.
    Cada vez mais, leitores estão acompanhando seu blog. Gente que não tem o ódio que os petralhas espumam.
    Quando penso, que até um tempo atrás eu falava para meus familiares sobre a maneira do PT governar mentindo, corrompendo, desprezando as leis e aparelhando todos os órgãos governamentais com filiados incapazes, me sentia pregando no deserto. Minhas filhas diziam que só eu falava assim. Que todo mundo gostava do Lula, mas não desisti e elas começaram a compreender. Hoje estão “instruindo” os amigos.
    O mais importante aconteceu: ENCONTREI VOCÊ,

  17. Gustavo

    Pois eu vi essa história do Amorim, quanta imbecilidade! É triste ver que jornais tão conceituados como a Folha de São Paulo dão voz a esse tipo de gente, que vai de burra mesmo a mal intencionada. Quanto a um blog dum jornalista da REcord, bem, não se poderia esperar outra coisa mesmo.
    Paulo Henrique Amorim e Franklin Martins: acho que eles nunca superaram sua saída da Grande Globo…

  18. desconhecido

    Reinaldo é isso que fica na História. Você, considero uma pessoa honrada, e não é demagogia, pelo simples fato que você fala exclusivamente a verdade, e não há argumentos contra seus comentários, e por isso os petistas o odeiam.

    Porém já li o blog do Paulo Henrique Amorim, e infelizmente vejo argumentos extremamente incorretos, inverídicos, dando má impressão. E é isso que ficará na História para ele.

  19. Leon

    Reinaldo, eu leio ambos os blogs (e gosto de lê-los). Com todo o respeito eu vejo muita semelhança entre vocês.

  20. Roder/lei

    Reinaldo, parece que doeu no PHA. Estamos batendo forte nele e ele parece que ficou “um pouco só” acuado. Até se defendeu das minha acusações de publicar comentários racistas de seus leitores.
    Eu ri muito agora que li o post dele. Mas eles continuam me censurando… (risos). SE quiser ler:
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/05/26/comentarios-do-conversa-afiada-o-que-nao-pode-entrar/#comment-39601

  21. Ratoeira

    O grande problema é o PRESIDENTE DO TSE, que conduzirá os trabalhos de um eventual julgamento no TSE de representação que vise à cassação da candidatura de Dilma e que terá um voto – que pode ser de minerva, pois ele vota por último. Uma vez Flamengo, sempre Flamengo. Será que quem, certa vez, quis AMACIAR PARA JOSÉ DIRCEU NO STF DEIXARÁ DE AMACIAR PARA A SUCESSORA DELE NA CASA CIVIL???

  22. Ratoeira

    (continuação…)

    h) os detentores de cargo na administração pública direta, indireta ou fundacional, que beneficiarem a si ou a terceiros, pelo abuso do poder econômico ou político apurado em processo, com sentença transitada em julgado, para as eleições que se realizarem nos 3 (três) anos seguintes ao término do seu mandato ou do período de sua permanência no cargo;”

    Logo, os IMUNDOS PODEM IR TIRANDO O CAVALINHO DA CHUVA. DILMA E O PT JÁ COMETERAM CONDUTAS SUFICIENTES PARA A CONFIGURAÇÃO DE INELEGIBILIDADES – DE DILMA E DE OUTROS, COMO DO PRÓPRIO LULA.

    SE A OPOSIÇÃO PERDER, A ELEIÇÃO VAI SER DECIDIDA NO TSE.

  23. Ratoeira

    (continuação…)

    § 10 – O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.”

    “Art. 1º São inelegíveis:

    I – para qualquer cargo:
    (…)
    d) os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, transitada em julgado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem 3 (três) anos seguintes;
    (…)

    (continua…)

  24. Ratoeira

    Para esfregar na cara dos IMUNDOS, vejam o que dizem, respectivamente, o art. 14, §§ 9º e 10, da Constituição Federal e o art. 1º, I, “d” e “h” da Lei Complementar nº 64/1990 (Lei das Inelegibilidades):

    “§ 9º Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.”
    (continua…)

  25. naldig

    Paulo Henrique Amorim. Quem? O das botinhas cor de rosa?

  26. Ratoeira

    Golpe? Paulo Henrique Amorim não tem o mínimo de vergonha na cara. É outro da política da “mentira como método”, às custas dos cofres públicos de estatais. AS MEDIDAS A SEREM PLEITEADAS PELA OPOSIÇÃO, CASO PERCA A ELEIÇÃO, ESTÃO PREVISTAS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E NA LEGISLAÇÃO ELEITORAL. LOGO, NÃO HÁ GOLPE ALGUM. O PRÓPRIO PT JÁ TEVE GENTE CASSADA POR PROPAGANDA ANTECIPADA, E O ARGUMENTO DELES FOI JUSTAMENTE ESTA MENTIRA VAGABUNDA E SEM-VERGONHA: GOLPE. MENTIRA VAGABUNDA E SEM-VERGONHA.

  27. Carcará

    Esse Paulo H. Amorim é tão radical quanto inofensivo.

  28. Alex

    Que paulada!! Lembrei do vídeo do can-can no palácio do rei!!

  29. Breno Dahas

    Eu falei aqui, iriam falar que isso era golpe, na mosca, essa petralhada é muito previsível, pena que poucos se esforçam pra se livrar dela. abraço.

  30. Carlos Emiliano

    Tá muito certo, tio Rei, temos de estabelecer com toda clareza a diferença entre o “nós” e o “eles”. “Nós” nunca foi oposição a “eles”, assim como nunca foi o outro lado. E nós não somos o outro lado desta gente desprezível, nós somos, isto sim, o outro lado de gente que nem sempre é desprezível, mas que, por vezes, pensa coisas desprezíveis. Tanto que este “nós” não tem problema em ser o outro lado de gente como FHC quando ele fala sobre descriminação de droga, de Uribe quando se cogitou o 3º mandato e assim por diante. Agora, para o verbete do dicionário só um comentário: Nóis né facinho, não!!!!!

  31. Zé Balby

    Rei

    Estou realmente revoltado. Fazer qualquer comparação por menor que seja, com aquele verme que se chama Paulo Henrique Amorim é demais.
    Vá de retro satanás…

  32. Gaucho

    É lógico que é berrante a diferença, pra Paulo Henrique nao empresto sequer um real( nao volta), pra ti assino um cheque em branco

  33. casca grossa

    Reinaldo
    O hóminho é petralha(ver definição no dicionario).
    PQP! Êta verbete bom sô! Sintético e arrazador!

  34. Cris Azevedo

    Rei

    Não deve existir coisa mais nojenta e aflitiva do que ver o nome da gente rolando em certas bocas. Te dou razão.
    Eu já estaria me benzendo mil vezes, tomando banhos de sal grosso e tudo!
    Sabe gosma de sapo? Então. É como se, sei lá, um sapo bem nojento tivesse cuspido na gente! AAAAAAAAAArghffffffffffff!
    Sai prá lá, desá! Me deixa, Folha! Pé de pato, mangalô, treis veiz! Vade retro, bicho ruim!

  35. Sergio

    Será que esse PH Amorim é parente do nanico minstro das relações…??????

  36. Twittesoteric

    Paulo Henrique Amorim escreveu no blog dele que a Folha mudou a cor do seu jornal pra azul como as camisas que o Serra usa, como se fosse algum tipo de mensagem subliminar. Eu lhe enviei uma msg via twitter dizendo que quando alguém não tem argumentos, como ele, fala qualquer merda. Há sim diferenças entre vcs dois, mas a maior delas é que vc tem argumentos que se baseiam em fatos.

  37. Pedrim

    Apenas como depoimento que, creio, pode ser o de muitos outros de minha idade (51): embora não tenha uma (in)formação na cultura política, nunca deixei de ‘militar’, na amplitude de minha limitação, por “causas”; não raro, os grupos no poder sempre me ‘enquadraram’ como sendo do ‘lado oposto': petista em governos Sarney, Collor/Itamar e no primeiro governo FHC, depois ‘direitista’ durante a era Lulla.
    Ocorre que minhas posições não são quanto a pessoas ou partidos, mas ao que chamo de ‘causas’.
    Pelo que vejo, quem traiu e mudou foi o Lulla.
    Admiro FHC (quanto vale na cabeça de nossos filhos, e nossas, a realidade da estabilidade? Isso mudou tudo!!) e Serra.
    Não suporto nem ver Lulla/PT!

  38. Allons enfants de la Patrie

    Tenho minhas dúvidas se o Amorim, o Nassif e outros assemelhados estão mesmo alinhados com um projeto de tipo leninista ou stalinista de estado e de sociedade. Acredito que não sabem muito bem do que se trata. Mesmo não tendo tais propósitos, suas atitudes acabam se configurando como linha auxiliar de pessoas ou de grupos radicais que visivelmente estão pautando seus blogs (reparo que eles escrevem cada vez menos). E tenho a impressão de que entraram numa rota de difícil retorno. Enfim, eles já são grandinhos e presumivelmente sabem o que estão fazendo.

    Mas seria muito divertido ver o Amorim e o Nassif com uma arma numa das mãos e uma bengala na outra…

  39. Pedrim

    Apenas como depoimento que, creio, pode ser o de muitos outros de minha idade (51): embora não tenha uma (in)formação na cultura política (os vários ‘ismos’), nunca deixei de ‘militar’, na amplitude de minha limitação, por “causas”; não raro, os grupos no poder sempre me ‘enquadraram’ como sendo do ‘lado oposto': petista em governos Collor/Sarney,

  40. Para petistas e petralhas, “tentativa de golpe” é querer que as leis sejam cumpridas.

  41. Ricardo

    O Paulo Henrique Amorin,é um pelego,todos sabem.
    Agora,todos os esquerdopatas da folha precisam de tratamento de choque,num hospício.Ou levá-los a viver lá na Coréia do Norte ,aquele paraíso existente do lado de lá do planeta.
    São uns imbecis,que ainda não conseguiram ver que o comunismo “ACABOU”.O que restou são oportunistas a fim de encher o bolso.O Lula e sua turma são exemplos nítidos.

  42. amigomello

    Nelson de Sá , voce tomou…………, quanto ao Paulo H Amorim, não passa de um coroinha da Universal, fala muito e não diz nada.

  43. Suely Marques

    Comparar vocês dois é brincadeira! Só se estão querendo valorizar o “outro”… Paulo Henrique, Noblat, Kennedy Alencar…: juntando todos, não dá meio Reinaldo Azevedo!

  44. Jo

    Mas, o Reinaldo, o “sapatinho-rosa” é “boi preto” (como diria o Clodovil)! Não se deixe rebaixar tanto! Mas o Sá não é nem “giornalista”, muito menos jornalista…

  45. C.R.

    Equiparar você com PHA é uma ofensa, uma injúria.
    Você escreve por convicção, por coerência com seu caráter e ética. PHA não. O jornalista antipático e arrogante, escreve porque lucra com o aluguel de sua pena.
    Seus leitores comungam com você, Reinaldo. As pessoas que aqui postam, não sofreram lavagem cerebral, não são fanáticas, não são xiitas, não fazem ameaças de agressão aos que pensam diferente. Simplesmente encontraram um blog onde possam exercitar seu livre pensamento e externar sua indignação.
    A ofensa da comparação nos atinge também e tem o meu repúdio.
    Fica uma coisa de Fla x Flu, Corinthians x Palmeiras…quanta ignorância!

  46. Observador Esperançoso

    Apesar de ser um assunto muito sério, chega a ser tão ridícula essa equiparção que dou risada.

    A verdade é que as pessoas são muito superficiais.

  47. Elias Jorge

    Caro Reinaldo,

    Vc ainda leva a sério o que é escrito na Folha?

    O slogan do panfleto marxista deveria ser mudado de “não dá para não ler” para “não dá para acreditar no que escreveram”.

    Jornaleco tosco, um Granma em português ruim.

  48. Pedro

    Continuando post anterior: A qualidade e veemência de suas opiniões contra esta horda bárbara e oportunista constituem ferramentas sem as quais nós iremos perder essa batalha moral e intelectual. Sei que você possui milhares de leitores. Deveriam ser milhões. Você deveria ter uma coluna semanal na Veja…mais ainda, deveria ter um programa de televisão, nos quais, valendo-se de sua lógica impecável, pudesse cada vez mais estimular as pessoas a fazer as perguntas certas e duvidar das respostas desonestas. Precisamos ampliar o debate. Se chegarmos ao fundo do poço moral de onde brota essa gente, será o fim. Exilados no próprio país, não poderá existir castigo pior. Um grande abraço.

  49. Luiz Amorim

    O PHA, não foi porta-voz do Governo Figueredo?

  50. Ingo

    PHA, junto com Nassif são mercenários da mídia.
    Quem os acompanham sabe o quanto já mudaram em seus conceitos e julgamentos.
    Dependem, sempre, de quem está com o cofre.

    Vejam algumas das bajulações de PHA:

    Paulo Henrique Amorim de joelhos para Edir Macedo
    Confira abaixo a que nível de submissão desceu o “sabujo” da IURD em uma “entrevista” que realizou com o Estelionatário da Fé.

    Até os membros da “PIGARRO” ficaram corados.

    [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=IXH4-xZlP_s]

    [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=eSCDghNvoOo]

    [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=gzVcGlf03mM]

    [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=oR7KfUkxL54]

    [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=S_TuE0oKhWI]