Notícias do Planalto: VEJA COMER & BEBER volta ser publicado em Brasília
Nova edição do guia de gastronomia será lançado na segunda 17, com evento de premiação no Complexo Brasil 21
Foi um hiato de sete anos desde a última publicação, em 2018, mas, neste mês, o guia VEJA BRASÍLIA COMER & BEBER está de volta à capital federal. O lançamento acontece numa cerimônia para convidados nesta segunda 17, no Complexo Brasil 21. Além de premiar os melhores da gastronomia brasiliense, a revista traz um roteiro criterioso com 251 indicações de restaurantes, bares e endereços de comidinhas para iluminar as escolhas dos leitores que apreciam a boa mesa. A publicação impressa chega às bancas e aos assinantes do Distrito Federal junto de VEJA no dia 21.
Na produção da edição, a equipe de VEJA COMER & BEBER pôde perceber a evolução do cenário gastronômico brasiliense nestes anos. “A gente passou por uma pandemia. Restaurantes que faziam sucesso desapareceram. Outros que eram grandes apostas não conseguiram se firmar. Mas vemos uma renovação. Acho que o principal movimento foi o de colocar o Cerrado no prato”, comenta Gil Guimarães, fundador da Baco Pizzaria, estabelecimento que completa um quarto de século em 2025, e de outros dois negócios mais recentes, a Casa Baco, onde serve pratos que valorizam ingredientes locais, e a Fina da Baco. Depois de Belém, guia VEJA COMER & BEBER volta a ser publicado em Brasília, com evento de premiação na segunda 17, no Complexo Brasil 21.
Entre os finalistas, boa parte é de negócios abertos depois da última publicação, endereços tocados por uma nova geração de cozinheiros e empreendedores. Com aplicação de técnica e pesquisa, eles apresentam trabalhos mais artesanais, modernos e com olhar particular. Se destacam nesse cenário cafeterias que, mais que fazer uma boa curadoria de grãos, também cuidam da torra, controlando ainda mais a qualidade do que vai à xicara, além de padarias e pizzarias que se valem da fermentação natural e farinha de qualidade, até uma bem-vinda valorização dos bons e velhos botecos, que se multiplicam na cidade com atmosfera despojada, mas com cozinhas capazes de surpreender o mais exigente comensal.
Em meio ao cenário de mudança, casas já consagradas se fortalecem e reafirmam seus lugares de destaque – e também foram indicadas aos prêmios. Além da já citada Baco Pizzaria, são exemplos o Dom Francisco, uma instituição criada há quase quatro décadas por Francisco Ansiliero, e a Saborella, sorveteria que chega aos trinta anos. Auxiliados por uma equipe local de repórteres especializados, formada pelos jornalistas Luciana Barbo, a capitã do time, Max Cajé e Lulu Peters e mais o GASTRONOMIA fotógrafo Telmo Ximenes, os editores do guia oferecem um panorama completo da gastronomia de Brasília e reconhecem o trabalho de profissionais do setor. Para essa tarefa, o especial contou com um corpo de jurados formado por 21 profissionais de diferentes áreas, todos ligados nos movimentos da boa comida e bebida em Brasília
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
PF mira corrupção em ministério do PT e esbarra em ex-sócio de Lulinha e ex-nora de Lula
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13
Filha de Faustão, Lara Silva atualiza estado de saúde do pai
O que a nova decisão de Moraes sinaliza sobre possível prisão de Bolsonaro







