Sabores amazônicos: VEJA COMER & BEBER será lançado em Belém às vésperas da COP30
O guia volta a ser publicado em outras cidades além de São Paulo e Rio
VEJA COMER & BEBER volta a ter edições em outras praças além de São Paulo e Rio de Janeiro. A primeira cidade a ser contemplada neste retorno do guia gastronômico mais confiável do país é Belém, doze anos após a última publicação, em julho de 2013. O lançamento está marcado para quinta-feira 21. Será uma cerimônia no hotel Grand Mercure, de Nazaré. No evento fechado, com apresentação da atriz Maeve Jinkings, nascida em Brasília e criada na capital paraense, os convidados conhecerão em primeira mão os melhores endereços da gastronomia da cidade.
A revista, um roteiro criterioso que traz 100 páginas e 258 indicações de restaurantes, bares e endereços de comidinhas, começa a chegar no dia seguinte aos cerca de 10 000 assinantes das revistas da Editora Abril no estado do Pará e às bancas, junto a VEJA. O guia impresso também será disponibilizado em aeroportos e as versões digitais poderão ser encontradas pelo aplicativo GoRead, pelo site de VEJA e pelo aplicativo de COMER & BEBER, que pode ser baixado gratuitamente pelas plataformas Android e iOS.
Nesta nova edição, estabelecimentos tradicionais se misturam a casas recém-abertas por chefs e empresários que têm trazido toques mais modernos à celebrada cozinha paraense, mas sem se afastar de suas raízes. Nos pratos e nos copos, receitas contemporâneas seguem exaltando ingredientes locais, como o tucupi (caldo da mandioca-brava que serve de base para o tacacá) e o jambu.
“Nos últimos anos, mais restaurantes de comidas típicas foram abertos, e as pessoas começaram a circular mais, tendo orgulho de comunicar que estão consumindo essas receitas”, observa Thiago Castanho, que inaugurou no início do ano o bar-restaurante Puba, na Cidade Velha. “Com o lance da COP30, empreendedores começaram a investir também em ambientes mais preparados para o turismo.”
Feito com o auxílio de uma equipe local antenada, o guia oferece um panorama completo da gastronomia de Belém e reconhece o trabalho dos profissionais da área, elegendo os melhores endereços em dezesseis categorias. Para a tarefa, foi convidado um time de vinte jurados de carreiras diversas, todos paraenses e apreciadores da boa mesa. Do ministro do Turismo, Celso Sabino, à cantora Fafá de Belém. Da ativista ambiental Natalia Mapuá à gastróloga Yamila Alves.
Publicado em VEJA de 15 de agosto de 2025, edição nº 2957
O número que pode azedar o sonho eleitoral de Lula em 2026
Risco de interferência de Trump no Brasil existe, mas não da maneira óbvia, diz especialista
Em decisão sigilosa, PGR arquiva investigação sobre segredos de Lula e Janja no Planalto
O novo (e doloroso) revés contra Wagner Moura rumo ao Oscar
Procurado pela Interpol, chefe da segurança de Rogério Andrade é preso no Rio







