Pacientes com obesidade conhecem os árduos caminhos para a perda de peso e também para manter os quilos a menos.
Mas há um grupo de pessoas que, mesmo seguindo à risca uma dieta para emagrecer, não alcança resultados. Ele está ligado ao perfil de obesidade resistente à dieta.
Nesse caso, uma mudança na abordagem pode ajudar a alcançar a meta de perder peso, por meio de um tratamento personalizado que inclui a prática de exercícios físicos.
Essa foi a conclusão de um estudo da Universidade de Ottawa, no Canadá, que analisou mais de 5 mil registros clínicos, revisou 228 arquivos e avaliou 20 mulheres obesas.
As voluntárias fizeram um programa de exercícios supervisionado: um treino com 18 sessões progressivas usando esteiras e pesos três vezes por semana, durante 6 semanas.
Os pesquisadores observaram que a atividade física é capaz de aumentar a capacidade de perda de peso e melhorar o metabolismo do músculo esquelético em pacientes com obesidade difícil de tratar.
“Para os indivíduos que têm obesidade e que tiveram enorme dificuldade em perder peso: você está em um grupo de indivíduos para quem o exercício é particularmente importante. E isso vai ajudá-lo a perder peso”
- Ruth McPherson, da Faculdade de Medicina da Universidade de Ottawa.
Os pesquisadores acreditam que o achado pode ajudar na reformulação de programas de perda de peso, que podem passar a considerar esse aspecto para aumentar as chances de êxito.
veja.abril.com.br/saude/
Confira essa e outras reportagens em