Antes de abordarmos o estudo sobre qual dieta é mais indicada para quem tem diabetes tipo 2, vale explicar como funcionam as dietas low carb e low fat. Entenda!
A dieta low carb é baseada na diminuição de alimentos ricos em carboidratos, como açúcar, farinha de trigo branca, refrigerantes e doces.
Já a dieta low fat, é aquela com baixo consumo de gordura. Os carboidratos devem compor de 45 a 65% da dieta, proteínas de 10 a 35% e gorduras, 20 a 35%.
Ambas as dietas são conhecidas por proporcionarem o emagrecimento. Por isso, um estudo da University of Southern Denmark se baseou nelas para analisar qual é mais eficaz para tratar a diabetes.
Pesquisadores dividiram os 100 voluntários em dois grupos: para uma dieta low carb e high fat ou uma dieta high carb e low fat por 6 meses, comendo o número de calorias igual ao seu gasto de energia.
Os autores descobriram que as pessoas com a dieta baixa em carboidratos perderam 3,8 kg a mais de peso, diminuíram a gordura corporal e reduziram a circunferência da cintura.
Além disso, ambos os grupos apresentaram maior lipoproteína de alta densidade, chamada de "colesterol bom", e triglicerídeos mais baixos em seis meses.
A conclusão é de que uma dieta sem restrição de calorias, com baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura ajudou os pacientes a obter perda de peso e controle da glicose.
veja.abril.com.br/saude/
Confira essa e outras reportagens em