Do preparo do quarto às formas de relaxar para ajudar a pegar no sono — o que a ciência diz
Para algumas pessoas, basta deitar na cama para o sono chegar. Outras passam horas rolando debaixo do lençol antes de conseguir dormir.
Problemas de sono podem ser causados por hábitos diários que prejudicam o relógio interno, que controla os processos biológicos, incluindo variação de apetite, sono e temperatura corporal.
Tenha horários regulares para dormir e acordar — mesmo nos finais de semana. Fazer as refeições em horários fixos também ajuda a manter o relógio biológico funcionando normalmente.
É preciso se livrar de preocupações que possam interferir no sono. Isso inclui a rotina da manhã seguinte. Por isso, separe a roupa e arrume a bolsa à noite.
O quarto deve ser um local para dormir (e não ver TV). É importante preparar o espaço: se possível, manter temperatura de 16 a 18°C, investir em cortinas e ficar longe de eletrônicos.
Os sentimentos de preocupação que surgem antes de dormir podem prejudicar seu sono. A recomendação é manter um diário para ajudar e esvaziar a mente.
Pode ser interessante fazer atividades que ajudem a relaxar e reduzam a ansiedade, como ler um livro, praticar ioga ou fazer uma caminhada leve.
veja.abril.com.br/saude/
Confira essa e outras reportagens em