Resfriado é uma infecção viral limitada às vias aéreas superiores, podendo causar sintomas no nariz, na garganta e nos ouvidos. Pode ser causado por mais de 200 vírus diferentes, sendo o rinovírus o mais comum, seguido do parainfluenza.
Já a rinite é o resultado de uma resposta exagerada do nosso organismo ao contato com algumas substâncias que podem ser irritantes (como odores fortes ou fumaça de cigarro) ou alergênicas (como ácaros e mofo).
Muitos sintomas são comuns às duas condições, por isso nem sempre a diferenciação é fácil. Porém, temos alguns indícios que nos ajudam a distinguir as coisas:
Dores no corpo e indisposição
Comum nos primeiros dias do resfriado, principalmente antes do quinto dia. Na rinite, de maneira geral, não se observa dor no corpo nem mal-estar.
Podem estar presentes nos quadros de resfriado caso os vírus afetem também o trato gastrointestinal. Isso não acontece com a rinite, que é mais limitada a coriza e nariz entupido.
Náuseas, vômitos ou diarreia
É um sinal de infecção e pode estar presente em processos virais, como o resfriado. A rinite isoladamente não irá causar febre.
Febre
Podem estar presentes em ambos os casos, mas são mais frequentes nos resfriados.
Tosse com secreção, dor na garganta e secreção nasal amarelada
Enquanto os processos virais são autolimitados, os quadros de rinite são crônicos e costumam ser recorrentes. Não está bem e as dúvidas persistem? É hora de procurar um médico.
veja.abril.com.br/saude/
Confira essa e outras reportagens em