Embora exija apenas um par de tênis e uma rua, alguns cuidados são fundamentais para iniciantes
A corrida ganhou mais adeptos nos últimos anos. Democrática, ela exige apenas força de vontade e um par de tênis. Afinal, pode ser feita na rua, de graça.
A atividade traz muitos benefícios: ajuda a emagrecer, melhora o nível de colesterol, o humor e o sono, reduz a pressão arterial e o risco de depressão, regula o apetite e alivia o stress.
Se você é uma pessoa sedentária e deseja começar a correr, confira a seguir algumas dicas para incluir esse exercício de forma segura na sua rotina:
Procurar um médico e realizar exames antes de começar a correr é fundamental para garantir que seu corpo está preparado para um esforço físico maior do que ele está acostumado.
A corrida aumenta os batimentos cardíacos e envolve grandes grupos musculares. Por isso, é preciso fazer exercícios para fortalecer os músculos e reduzir o risco de lesões.
Há diferentes tipos de pisadas e um calçado ideal para cada uma. Vá até uma loja especializada ou consulte um profissional para identificar sua pisada e encontrar o tênis certo.
A recomendação é treinar no mínimo três vezes por semana e intercalar dias de treino com dias de descanso - pelo menos no começo, para não sobrecarregar a musculatura e as articulações.
No início, intercale a corrida com a caminhada e vá aumentando, aos poucos, o tempo e a velocidade. Assim, seu corpo tem tempo para se adaptar à nova rotina e se condicionar.
veja.abril.com.br/saude/
Confira essa e outras reportagens em