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Detroit traz as novidades do setor automobilístico

Em 2010, foram vendidos 11,6 milhões de veículos nos EUA - o primeiro crescimento desde 2005

Por Da Redação
10 jan 2011, 10h36

Com resultado de vendas apontando para uma recuperação mais consistente, ainda que distante dos anos áureos, os Estados Unidos abrem nesta semana as portas do Salão Internacional do Automóvel, um dos mais importantes eventos do setor automobilístico mundial. Realizado em Detroit, cidade berço da indústria automobilística, o evento pretende mostrar que a indústria americana superou sua pior crise. Em 2009, quando General Motors (GM) e a Chrysler, dois ícones do setor, quase foram à falência, o mercado consumiu 10,4 milhões de veículos, o mais baixo volume em 27 anos.

Em 2010, foram vendidos 11,6 milhões de veículos, o primeiro crescimento desde 2005. Para 2011, as projeções apontam para cerca de 13 milhões de unidades, voltando assim aos patamares de 2008. Antes da crise, a média de vendas era de 16 milhões a 17 milhões de unidades, época em que os Estados Unidos eram o maior consumidor de carros do planeta, título agora ostentado pela China. “O tema central do Salão de Detroit e da própria indústria será a recuperação responsável”, define o presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila.

O evento reúne as principais montadoras que apresentam entre 30 e 40 lançamentos, entre modelos que serão produzidos em diversas partes do mundo e os chamados carros conceito, que trazem as tendências em tecnologia e design para modelos futuros. Ao todo, serão mais de 700 carros em exposição, segundo os organizadores.

A Ford traz a terceira geração do Focus, a minivan C-Max e o novo Mustang GT. A Chrysler, agora associada à Fiat, terá a presença do minicarro 500 com motor 10% mais econômico que o antecessor. Apenas uma marca chinesa está no evento este ano, a BYD, que apresenta o utilitário híbrido S6DM e dois carros elétricos, um deles o e6 Premier. A Porsche voltou ao evento após três anos de ausência e promete um lançamento mundial, ainda mantido em segredo. Continuam ausentes Nissan, Suzuki, Land Rover e Ferrari. A Volkswagen traz o sedã NMS, substituto do Passat na América do Norte e a Mercedes-Benz a reestilização do Classe C e o Classe C Coupé. A Hyundai mostra o Veloster e o Curb e a Kia o KV7, minivan derivada do Soul.

(Com Agência Estado)

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