Clique e assine a partir de 9,90/mês

VEJA Saúde: Cirurgia bariátrica é opção segura contra obesidade

“VEJA Saúde” dá os detalhes da operação, explica quem pode fazer e esclarece os principais medos sobre o procedimento

Por Natalia Cuminale - Atualizado em 8 jun 2018, 14h25 - Publicado em 8 jun 2018, 14h21

Dos 100 milhões de brasileiros que estão acima do peso, calcula-se que 40% não conseguem emagrecer apenas mudando o estilo de vida. Em geral,  essa parcela só  alcança um peso saudável com a ajuda de outras estratégias.  Uma das opções para quem briga com a balança é a cirurgia bariátrica, capaz de cortar até 50% dos quilos extras. O número de cirurgias realizadas no país explodiu. Subiu 39%, de 72 000 em 2012 para 100 000 em 2016, segundo a  Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

No fim do ano passado, o Conselho Federal de Medicina aprovou a cirurgia metabólica para pacientes com diabetes tipo 2 que não conseguiram controlar a doença com remédios. O procedimento pode ser feito por pessoas que tenham o IMC entre 30 e 35.

No programa VEJA Saúde, a repórter Natalia Cuminale entrevista o cirurgião Ricardo Cohen, do Hospital Oswaldo Cruz, sobre o tema. Ele explica quais são os tipos de cirurgia bariátrica e para quem a operação é indicada. No bate-papo, Cohen esclarece também os riscos e os medos relacionados ao procedimento.

Semanalmente, o programa VEJA Saúde recebe médicos e especialistas das mais variadas áreas para falar sobre qualidade de vida e cuidados com o corpo e a mente. Acompanhe em www.veja.com.br/tveja/vejasaude.

Continua após a publicidade
Publicidade