Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Espanha iniciará processo para suspender autonomia da Catalunha

No sábado, ministros vão definir quais medidas serão impostas contra a região. Acompanhe o ‘Giro VEJA’

Por Da Redação Atualizado em 10 dez 2018, 15h03 - Publicado em 19 out 2017, 12h54

O governo da Espanha afirmou nesta quinta-feira que vai dar início ao processo que suspende a autonomia da Catalunha. Uma reunião foi convocada para sábado, quando será definido quais medidas serão aplicadas contra o país. Depois, o pacote será levado ao Senado, onde deve ser votado até o fim da semana que vem.

A decisão da Espanha foi tomada porque venceu, nesta manhã, o prazo dado pelo governo para que a Catalunha esclarecesse se declarou a independência da região ou não. No último dia 10, o presidente catalão, Carles Puidgemont, deu uma declaração confusa sobre a separação do país.

Ele anunciou o resultado do referendo votado no início do mês, em que mais de 90% das pessoas que participaram escolheram a independência, mas, em seguida, propôs a abertura de um processo de diálogo com Madri.

No dia seguinte, a Espanha pediu uma explicação sobre a declaração, o que não foi dado. Por isso, o governo espanhol determinou que a Catalunha tinha até esta quinta-feira para desistir da ideia separatista, mas novamente foi ignorada.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade