Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Acabou: Lula se entrega e vai para a prisão

O editor Silvio Navarro e os colunistas de Veja Augusto Nunes e Lilian Witte Fibe comentam a prisão do ex-presidente

Por Filipe Delia Atualizado em 7 abr 2018, 17h04 - Publicado em 7 abr 2018, 15h43

“Vou cumprir o mandado”, disse Lula no seu último discurso antes de se entregar para a Polícia Federal e ser levado para Curitiba. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a cumprir hoje a pena de 12 anos e um mês por corrupção e lavagem de dinheiro.

Durante discurso de 55 minutos em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo Campo,  o ex-presidente negou os crimes pelos quais foi condenado, edisse que vai se entregar e provar sua inocência.”Eu não estou escondido. Eu vou lá na barba deles, para eles saberem que eu não tenho medo, para eles saberem que eu não vou correr e para eles saberem que eu vou provar a minha inocência. Eles têm que saber disso.”

Para Lula, mesmo com sua prisão a figura dele continua viva na política.  “Minhas ideias estão pairando no ar, não há como prendê-las. Quando eu parar de sonhar, eu sonharei pela cabeça de vocês. Não adianta achar que tudo vai parar quando o Lula enfartar, o meu coração baterá pelo coração de vocês. Por milhões de corações. Não adianta acharem que vão fazer com que eu pare, eu não pararei porque não sou mais um ser humano. Eu sou uma ideia”, disse.

O começo deste episódio começou na última quinta-feira, quando o juiz federal Sergio Moro determinou a prisão de Lula. O petista tinha até as 17h de sexta para comparecer espontaneamente, mas não aceitou a oferta. Mas depois de uma missa em homenagem à ex-mulher Marisa Letícia, Lula resolveu se entregar.

Continua após a publicidade

O o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda responde por quatro tipos de crime em outros seis processos na Justiça: corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência. Contabilizadas todas as ações, o petista é acusado de receber cerca de 40 milhões de reais em propina, pessoalmente ou em seu benefício.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.