Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Família com Da Redação

Videogames deixam as crianças mais violentas?

O tema deste 'Família' é a influência dos jogos virtuais na formação das crianças. Assista

access_time 3 maio 2018, 10h20

Rosely Sayão responde a dúvida de um pai que deseja saber se há algum perigo em jogar videogames violentos acompanhado de seu filho de 5 anos. Ele joga ‘Mortal Kombat’ com o garoto e deseja saber se a exposição a este tipo de conteúdo pode estimular comportamentos violentos.

A psicóloga afirma que é muito delicado mostrar aos filhos pequenos jogos em que os personagens que praticam atos de violência se parecem com humanos. Ela explica que isso confunde a cabeça da criança,  que ainda não sabe diferenciar realidade de fantasia. A situação é diferente quando os games trazem personagens completamente fantásticos e que não se aproximam visualmente de pessoas.

Rosely também aponta que existem duas visões acerca de games e desenhos violentos, defendidas por vertentes opostas de estudiosos. Uma linha de pensamento diz que quaisquer conteúdos violentos podem trazer malefícios aos pequenos. A outra afirma que consumir violência virtual acaba satisfazendo a agressividade natural que existe dentro de qualquer ser humano, inclusive das crianças.

Qual vertente está certa? Não sabemos. O conhecimento sistematizado se contradiz a todo momento, porque a cada hora novos estudos surgem’, afirma a psicóloga. “Eu pediria para vocês não permitirem os jogos que tem ligação com a aparência humana. Agora, no caso daqueles com personagens fantásticos, a escolha é da família”.

Dúvidas sobre família, comportamento ou educação? Envie aqui. Rosely Sayão responde semanalmente. Não se esqueça de informar sua idade ou a idade de seu filho.

E, se quiser que a foto da sua família esteja no cenário do próximo programa, envie para gente! Mande a imagem anexa em um e-mail para videoveja1@gmail.com e coloque ‘Foto Família’ no assunto da mensagem.

Notícias sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s