Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Qual é a idade ideal para deixar os filhos namorarem?

O tema deste 'Família' é autorização dos pais em relação ao namoro dos filhos. Assista ao vídeo

Por Da Redação Atualizado em 28 jun 2018, 17h48 - Publicado em 28 jun 2018, 13h47

Rosely Sayão responde a uma mãe que deseja saber com quantos anos é apropriado que ela permita que a filha namore. A psicóloga afirma que a questão do namoro mudou ao longo das últimas décadas já que, anteriormente, os pais simplesmente vetavam esses relacionamentos. “Hoje, a relação entre pais e filhos é muito mais próxima. Assim, eles pensam que devem dar a permissão. Mas vale a pena refletir sobre o assunto”.

Ela diz que os pais devem continuar proibindo o namoro enquanto os filhos forem pequenos. “Criança não namora. Isso é importante para que a infância caminhe bem”, afirma Rosely, categoricamente.

Já na adolescência – que se inicia, em média, entre 11 e 13 anos de idade –  é importante cogitar que a permissão pode significar um compartilhamento de responsabilidade pelo relacionamento, na cabeça dos filhos. “Dessa forma, não cabe aos pais autorizar ou proibir porque, se eles quiserem, irão namorar – assim como nós todos fizemos coisas escondidas”.

Segundo Rosely, é benéfico que o adolescente mantenha segredos nessas situações, quando a ação não é arriscada, porque isso o leva a assumir responsabilidades e indica maturidade.

Dúvidas sobre família, comportamento ou educação? Envie aqui. A psicóloga responde semanalmente. Não se esqueça de informar sua idade ou a idade de seu filho.

  •  

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade