Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Educador Nota 10: Os professores que reinventaram o ensino do Português

Professora mineira e professor paranaense falam sobre seus projetos de educação na língua portuguesa

Por Da Redação Atualizado em 28 set 2018, 17h45 - Publicado em 28 set 2018, 17h38

Ana Cláudia Santos, professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Padre Paulo em Santo Antônio do Monte (MG), atraiu o interesse dos alunos com o projeto ‘O Ser(tão) de Cada Um’. Ana Cláudia pediu para que os estudantes escrevessem cartas para o escritor mineiro Guimarães Rosa, contando suas próprias ‘travessias’, após mostrar um vídeo com recortes da obra do artista. Depois, os alunos foram instigados a refletir sobre a relação entre a obra e seus cotidianos.

Marinaldo Sarmento, professor de português na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental de Jupariquara (PA), é o único docente do colégio que adota o método de classes multisseriadas. Estas salas diferenciadas reúnem alunos de 4 a 13 anos. A motivação para essa organização de alunos é a própria falta destes, por causa do difícil acesso ao local da escola. Com o projeto ‘Produção Textual do Gênero Fábulas’, Marinaldo realizou um trabalho sobre fábulas com as crianças, ensinando lições importantes sobre amor ao próximo. Além disso, os alunos foram estimulados a produzirem suas próprias histórias.

Com seus projetos, os docentes conquistaram seus lugares entre os dez melhores professores do ano pelo Prêmio Educador Nota 10,  promovido pelas fundações Victor Civita e Roberto Marinho.  Agora eles disputarão o título de ‘Educador do Ano‘ na cerimônia que acontece no dia 1 de outubro, em São Paulo. No link da votação popular que abrimos esse ano, você poder ver o vídeo de cada projeto: https://fvc.org.br/votacao-popular/

  • Publicidade