Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Bia Granja: ‘Fake news estão ligadas à nossa identidade’

Cofundadora do YOUPIX, a especialista em cultura digital afirma que as notícias falsas estão associadas à reprodução de conceitos de quem as compartilham

Por Da Redação 10 Maio 2018, 19h00

Cofundadora do YOUPIX, a especialista em cultura digital Bia Granja afirma que as notícias falsas estão diretamente associadas à reprodução dos conceitos que norteiam as ideias de quem as compartilham. Bia foi uma das entrevistadas do fórum Amarelas Ao Vivo que teve como tema, justamente, as fake news e como elas afetarão as eleições, o Brasil e o eleitor neste ano.

“As fake news têm muito a ver com a nossa identidade, com o que nós queremos e o que nós identificamos que seja o fato”, disse ela. “A internet e as redes sociais trouxeram para o ser humano um protagonismo que ele nunca teve. As redes deram voz e acabaram com a hierarquia financeira de quem pode falar. As pessoas gostam muito disso”, complementou.

Para ela, a ideia de que existem muitas publicações negativas nas redes sociais é porque “as pessoas se conectam”. “A reclamação conecta, é uma ‘cola’ mais forte do que ser alegre”, disse.

É essa mesma lógica que permeia a receita de sucesso do deputado Jair Bolsonaro, pré-candidato à presidência da República pelo PSL, nas redes sociais. Para Bia, “quanto mais radical você for, mais as pessoas vão te dar suporte”. “Talvez o que o Bolsonaro também tenha é o fato de passar as mensagens de uma forma muito simples”, afirmou.

Continua após a publicidade

Publicidade