Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Em pauta com Da Redação

55 anos do golpe de 1964

Em 1964, o Brasil foi palco de acontecimentos políticos tão dramáticos e relevantes que ainda hoje continuam em discussão: o golpe militar

access_time 1 abr 2019, 11h25 - Publicado em 31 mar 2019, 07h00

No dia 25 de março, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro determinou ao Ministério da Defesa que faça as “comemorações devidas” pelos 55 anos do golpe que deu início à ditadura militar.

Na quinta-feira (28), o presidente deu uma nova declaração informando que o documento assinado pelo Ministério da Defesa e pela Forças Armadas, a ser lido nos quartéis em referência a 31 de março de 1964, não teve o objetivo de “comemorar” o golpe, mas sim de “rememorar” o fato e identificar pontos corretos e errados do acontecimento que culminou em 21 anos de um regime de exceção.

Veja também

Mas as polêmicas não surgiram agora. No passado, o presidente elogiou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do Destacamento de Operações de Informação-Centro de Operações de Defesa Interna  (DOI-Codi), responsável por torturas durante o período da ditadura civil-militar e disse em entrevista que o erro do regime militar foi não ter matado todos os presos.

Neste minidocumentário, Augusto Nunes narra os principais fatos que antecederam o golpe, desde a sucessão de Jânio Quadros por João Goulart até a posse de Castello Branco.

Notícias sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. NÃO FOI GOLPE, REDATOR IDIOTA!!CASTELO BRANCO FOI EMPOSSADO PELO CONGRESSO, SEU ANSNO!!O QUE ACONTECEU POSTERIORMENTE FOI QUE OS MILITARES FICARAM MAIS TEMPO NO PODER DO QUE DEVERIAM, E POR ISTO A ESQUERDALHA CHAMOU DE DITADURA.DITADURA?!?!?DITADOR PASSANDO A PRESIDENCIA PARA UM CIVIL?!?!?DITADURA??COM ELEIÇÕES DIRETAS PARA PRESIDENTE CIVIL?!?!?!CONTA OUTRA!!O TEU PROFESSOR DE HISTÓRIA MENTIU PARA VC, OTÁRIO!!!

    Curtir

  2. Jose Roberto de Lima Machado

    …então,todos aqueles fatos narrados,comentados e analisados pela imprensa da época,eram falsos,tendenciosos?…ainda bem que vcs me alertaram.Estava acreditando naquelas passeatas,etc.

    Curtir