Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
VEJA Sem dúvidas com Da Redação

Por que o preço do dólar sobe e desce?

O ‘Sem Dúvidas’ explica quais fatores fazem a moeda americana oscilar no mercado de câmbio

access_time 21 maio 2018, 19h45 - Publicado em 21 maio 2018, 19h44

Pela primeira vez depois de seis dias consecutivos de alta, o dólar fechou abaixo dos 3,70 reais nesta segunda-feira. A moeda americana caiu 1,4% em comparação à última sexta-feira, quando terminou o dia em 3,6889 reais. Mas por que isso acontece? O “VEJA Sem Dúvidas” desta semana explica quais fatores fazem o dólar oscilar no mercado de câmbio.

O déficit da balança comercial brasileira é um dos motivos que valoriza o dólar ante o real. Quando empresas brasileiras importam mais do que exportam, a oferta de dólares diminui, fazendo com que a cotação da moeda suba.

Gastos no exterior também colaboram para a escalada do dólar. A saída de dinheiro do Brasil representa um aumento na demanda de brasileiros em busca dólares.

Os sobes e desces da moeda americana também podem ser explicados pelo aumento das taxas de juros nos Estados Unidos, o que atrai investidores que querem ver seu dinheiro render – e valoriza o dólar.

Para que o efeito contrário aconteça e o valor do dólar caia, a fórmula é o inverso: superávit da balança comercial brasileira; gastos de turistas no Brasil; e aumento das taxas de juros para atrair investidores.

Segundo Eduardo Mekitarian, professor de Economia da FAAP, o preço do dólar não tende a cair em curto prazo. Mas a médio e longo prazo, “isso uma hora vai estabilizar”.

Notícias sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s