Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Veja Saúde: Como o massacre de Suzano impacta a saúde mental

No programa, o psiquiatra comenta o que acontece no caso de stress pós traumático e o que pode ser feito

access_time 18 mar 2019, 16h35 - Publicado em 15 mar 2019, 18h47

O massacre na escola Professor Raul Brasil, em Suzano, deixou marcas eternas na vida dos familiares, alunos, amigos e na comunidade local. Um grande trauma como esse aumenta o risco  de estresse pós-traumático, uma condição caracterizada por flashbacks do momento, pesadelos, acompanhadas de sintomas ansiosos e depressivos. Por isso, os sobreviventes da tragédia precisam de apoio e atenção especial.

No programa Veja Saúde, a jornalista Natalia Cuminale entrevista o psiquiatra Márcio Bernik, coordenador do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria da USP, sobre o tema. Ele explica que, nos primeiros dias após o trauma, é comum que as pessoas tenham sintomas como choro, apatia e revolta. A expectativa é que isso melhore um mês após a tragédia. Nos casos em que isso continua, é preciso procurar ajuda. O estresse pós-traumático pode ser tratado com psicoterapia e medicamentos antidepressivos.

Semanalmente, o programa VEJA Saúde recebe médicos e especialistas das mais variadas áreas para falar sobre qualidade de vida e cuidados com o corpo e a mente.  O programa também tem a versão curta, em pílulas, sobre vários temas.

Notícias sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s