Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Família com Da Redação

Drogas e filhos adolescentes: por que só proibir não adianta

O tema do 'Família' desta semana é o uso de drogas na adolescência. Assista o programa

access_time 7 dez 2017, 21h33 - Publicado em 7 dez 2017, 10h40

Rosely Sayão responde a dúvida de uma mãe que quer saber como deve educar e agir em relação ao seu filho de 14 anos, que começou a experimentar álcool e cigarro. A psicóloga afirma que o discurso repressivo, o mais comumente usado, não convence o adolescente. “Uma coisa conversar é com os filhos a respeito das drogas e outra é só falar que ele não deve beber. É preciso falar diretamente sobre tudo, porque só reprimir não tem adiantado. O adolescente vai entrar em contato com essas substâncias”. Ela explica que duas coisas são mais efetivas para educar os filhos nesse sentido. A primeira é dar o contexto social daquela droga no Brasil – explicar as leis em relação a cada uma e as penas possíveis. A segunda é educar o adolescente, abertamente, sobre os riscos, mas também sobre os efeitos que levam as pessoas a usarempara que ele realmente crie consciência.

Dúvidas sobre família, comportamento ou educação? Envie aqui. Rosely responde semanalmente.

Notícias sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. 14 anos e já fumando? Educar? Conversar? Isso comprovadamente não funciona para muitos baba)quinhas. Mas uma boa surra de fazer a bun)da envermelhar e o baba)quinha ficar três dias sem poder sentar, isso funciona.

    Curtir

  2. Sérgio Carneiro

    Conversar? Em que mundo essa mulher vive?

    Curtir

  3. Essa mu7lher não tem competência para falar como educar um filho meu, drogas? Sem conversa, tem que apanhar, filho maconheiro quem quer? Mundinho esquerdista, tenha vergonha.

    Curtir