Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Em pauta com Da Redação

Por que 17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia?

Internacionalmente, hoje é celebrado o Dia Contra a Homofobia. Entenda porque esta data foi escolhida para lembrar a luta dos LGBTs

access_time 17 maio 2018, 19h03 - Publicado em 17 maio 2018, 18h41

Hoje é lembrado o Dia Internacional contra a Homofobia. A data foi escolhida porque, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Ficou reconhecido que este comportamento é apenas um traço da personalidade, não um distúrbio da mente.

O dia não marca apenas a luta dos homossexuais, mas também dos transgêneros, travestis e bissexuais. Apesar de todos os avanços alcançados nos direitos dos LGBTs, a data não é uma comemoração – serve para a conscientização.

Entre os país que realizam levantamentos do tipo, o Brasil é o país que mais mata pessoas por homofobia e transfobia. Foram 445 mortos em crimes motivados por ódio e discriminação no ano passado, segundo estudo do Grupo Gay da Bahia (GGB). Essa pesquisa se baseia principalmente em informações veiculadas pelos meios de comunicação. O fenômeno pode ser ainda maior, uma vez que muitos casos não chegam à mídia.

Ontem, em razão da data, foi assinado o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica. Com ele, governo federal e os estados buscarão ações que combatam o preconceito.

 

Notícias sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Pacífico Guerra

    Vou entrar com um requerimento, habeas corpus, ação cautelar, medida protetiva, liminar, etc e tal, para mudarem o dia internacional da bayt0lagem para 31 de fevereiro.

    Curtir

  2. ULISSES APARECIDO RIBEIRO

    Eu quero mais é que se danem esses boiolas safados…. Não estou nem aí pra essa conversa de homofobia! Ninguém , nem nenhuma lei, poderá mudar meus pensamentos, ou o que penso em relação aos gays…

    Curtir