Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Em pauta com Da Redação

Espetáculo mostra como dança ajuda no tratamento da depressão

A depressão é uma doença que vem crescendo no mundo. É um distúrbio debilitante, mas que tem cura. E a dança é uma poderosa aliada nesse processo

access_time 24 out 2017, 18h22 - Publicado em 24 out 2017, 17h39

Atualmente, mais de 320 milhões de pessoas no mundo sofrem com a depressão, segundo dados da OMS. No Brasil são mais de 12 milhões pessoas com a doença – somos o maior país da América Latina em porcentagem de pessoas com depressão. É um distúrbio debilitante, mas que tem cura. E a atividade física e a dança podem ser grandes aliadas no tratamento.

A psiquiatra Giuliana Cividanes conta como esses fatores auxiliam o paciente com depressão. ‘A dança, por ser uma atividade coletiva, ajuda na ressocialização do paciente depois que cessam os sintomas mais agudos. E hoje também se sabe que exercícios físicos melhoram a comunicação entre os neurônios’, explica.

Próximo Passo – O Espetáculo’ é uma iniciativa que busca ajudar, por meio da dança, pessoas que enfrentam ou já superaram a depressão. Foram escolhidas 40 pessoas entre mais de mil inscritos no projeto criado pela Libbs em parceria com o coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Foram quatro meses de treino até a apresentação, que ocorreu no começo deste mês. ‘Já senti uma centelha quente em mim desde o dia da audição. E, desde lá, a cada ensaio, percebo a melhora’, conta a pesquisadora Aranai Guarabyra, que descobriu que estava com a doença no final do ano passado.

 

Notícias sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Como Diria
    A Super
    Beautiful
    Gloria Vanique:
    Sério ???

    Curtir