Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Em Cartaz com Da Redação

Os 3 filmes mais polêmicos de Bernardo Bertolucci

Grande nome do cinema italiano, diretor de ‘O Último Tango em Paris’ se tornou alvo de uma grande polêmica nos últimos anos

access_time 1 abr 2019, 11h46 - Publicado em 26 nov 2018, 19h29

O cineasta Bernardo Bertolucci morreu nesta segunda-feira aos 77 anos. Com mais de 50 anos de carreira, Bertolucci lutava contra um câncer e há mais de uma década estava preso a uma cadeira de rodas. Para entender mais sobre a mente de Bertolucci, nós separamos os 3 longas mais polêmicos da filmografia do cineasta.

A polêmica ao redor de Último Tango em Paris acompanhou o filme durante os anos, chegando a ser censurado pela ditadura no Brasil. Estrelado por Marlon Brando e Maria Schneider, o longa conta a história de um americano recém-viúvo e uma jovem francesa que vivem uma relação puramente sexual. Bertolucci e Brando foram acusados de abuso sexual por Maria Schneider, que alegou ter sido estuprada na polêmica cena final do longa, em que o personagem de Brando sodomiza a menina.

O filme 1900 é um retrato da luta de classes na Europa no começo do século XX, quando ideais extremistas ganhavam força no continente. O filme, que ilustra a visão do próprio Bertolucci sobre o assunto, foi censurado pela ditadura militar e acabou sendo picotado para veiculação no Brasil.  Dois amigos de infância, Alfredo e Olmo, se tornam inimigos ao passo que um, filho de um dono de terras, se apega a ideais fascistas, enquanto o outro, camponês, envereda para o comunismo.

Lançado em 1990, O Céu Que Nos Protege conta a história de um casal de viajantes que vão até a África durante a Segunda Guerra Mundial para tentar recuperar a paixão um pelo outro. Lá, Kit e Port embarcam em aventuras sexuais com locais e companheiros de viagem, além de serem envolvidos em perigos ao seu redor. Apesar de ser muito bem aceito pela crítica, o filme tem sua polêmica ao redor do alto teor sexual da narrativa.

Notícias sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s